Crítica: Constantine | Revisitando o filme, 18 anos após sua estreia
Críticas

Crítica: Constantine | Revisitando o filme, 18 anos após sua estreia

Constantine 2005

Constantine é um projeto tirado do selo Vertigo, de HQs adultas da DC Comics. Na época de seu lançamento, o filme, que trazia Keanu Reeves como protagonista, foi massacrado por alguns fãs, dizendo que essa transposição precisaria de um ator loiro (como sua versão de Alan Moore) e britânico.

E isso importava? O tempo fez questão de provar que não, e mais: hoje em dia pedem uma sequência, até porque o seriado, protagonizado por Matt Ryan (loiro e britânico), não deu tão certo.

Desta forma, revisitei a obra cinematográfica em 2023… e posso garantir que continua divertida, assustadora e com efeitos especiais caprichados, na medida do possível. Digo ‘na medida do possível’, porque a computação gráfica evoluiu bastante nesse período, mas o diretor Francis Lawrence (Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes), mescla CGi com efeitos práticos e todo cuidado ao detalhar as artes ocultas e essa mística batalha entre céu e inferno, mas com um ‘tempero’ diferente.

Fica evidente, também, que não é só o anti-herói que tem coisas a resolver em seus últimos meses (ou dias) de vida, mas também Angela, vivida magistralmente por Rachel Weisz, já que corre atrás de respostas para o suposto suicídio da irmã gêmea.

constantine

Constantine é uma das melhores transposições de HQs para o cinema… e posso te provar

Constantine é um caso interessante de transposição de HQs para o cinema, pois difere completamente do que temos hoje em dia e, por isso, entra na lista dos melhores deste sub-gênero. Entenda: acho muito legal Vingadores: Guerra Infinita, mas segue uma cartilha que, ao longo dessa última década, ficou saturada.

Aqui, há coragem de elevar o nível de classificação indicativa, inserir diálogos ácidos, um protagonista com câncer terminal, possessões e muito mais. Por falar nisso, devemos destacar a fotografia, que muda de tons e texturas quando estamos no ‘mundo real’ e fora dele.

Já no elenco, Reeves tem um misto de canastrice, charme e conhecimento, típicos do Constantine das HQs e este estilo, que mescla o noir e essas esquisitices, faz com que ele fuja completamente (ainda bem) da persona de Neo.

Por fim, Tilda Swinton, Djimon Hounson e Peter Stormare modelam esse bolo delicioso, cheio de açúcar e um pouco de tabaco… Contudo, Shia Labeouf em início de carreira, destoa dos demais por não ter um passada bem delineado. Constantine está na Prime Video e na HBO Max, esperando para ser visto ou revisto o quanto antes!

Onde assistir Constantine?

  • O filme está disponível na no Prime Vídeo e HBO Max.

Sinopse de Constantine

John Constantine é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno. Juntamente com Angela Dodson, uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★½

Título Original: Constantine
Ano Lançamento: 2005 (Estados Unidos | Alemanha)
Dir: Francis Lawrence
Elenco:
Keanu Reeves, Rachel Weisz, Tilda Swinton, Djimon Hounson, Peter Stormare, Shia Labeouf

Veja mais notícias AQUI!

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página