O CineAlter 2021 – Festival Latino-Americano de Cinema de Alter do Chão irá acontecer entre os dias 18 e 23 de Novembro deste ano presencialmente. Entre os dias 18 e 28 do mesmo mês estará em plataforma de streaming. Serão exibidos mais de 50 filmes. Sendo longas e curtas metragens, regionais, nacionais e latino-americanos. Os vencedores serão agraciados com o Troféu Muiraquitã.
A atriz e diretora Lucélia Santos estará na Vila de Alter do Chão durante o evento. “Festivais de cinema são fundamentais para juntar o povo do cinema. Em Alter do Chão, mais ainda por se tratar desse lugar mágico e tão importante para a cultura e o meio ambiente do Brasil”, comenta.
O filme de abertura do CineAlter será “A Última Floresta”, dirigido por Luiz Bolognesi. A obra traz a história de um grupo Yanomami isolado na Amazônia. O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições. Enquanto isso, a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. O filme foi vencedor do prêmio de público na sessão Panorama do Festival de Cinema de Berlim 2021.
CineAlter, mais sobre o festival
O CineAlter será uma edição híbrida. Haverão exibições gratuitas totalmente on-line para todo território brasileiro e o exterior e uma programação presencial. O evento também conta com uma programação multicultural presencial. Então, teremos uma diversidade de artistas regionais como:
- Primeiramente, Chico Malta.
- Bem como, Suraras do Tapajós.
- Em seguida, As Karuana.
- Logo depois, Dan Selassie.
- Então, Rawi.
- Do mesmo modo, Priscila Castro.
- Posteriormente, El Puxirum.
- Entre outros.
O CineAlter promove o intercâmbio de saberes, conhecimentos e difusão do cinema e do audiovisual. Tudo com enfoque na visão de sustentabilidade, de pluralidade cultural e de uma economia compatível com a conservação da natureza.
A seleção dos filmes para o CineAlter 2021, parte do olhar de uma equipe imbuída na busca por produções que tragam em suas narrativas o foco nos seguintes temas:
- Identitários.
- Territoriais.
- Étnicos.
- Socioambientais.
Abordando, sobretudo, sobre as culturas, povos, pessoas e suas singularidades.
Filme de Abertura do CineAlter
“A Última Floresta”
2021 | Brasil | Documentário |
Direção: Luiz Bolognesi, Roteiro: Davi Kopenawa Yanomami e Luiz Bolognesi.
Sinopse: Em um território Yanomani isolado na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. O filme é uma produção da Gullane e Buriti, distribuído pela Gullane.
Então, confira mais informações no site do CineAlter: https://www.cinealter.com/
- Acompanhe mais do Pipocast!