ARNOLD SCHWARZENEGGER – VIDA E OBRA
Arnold Alois Schwarzenegger nasceu na Áustria em 30 de julho de 1947, era filho dos rigorosos e extremamente católicos Gustav Schwarzenegger e Aurelia Jadrny. Foi apresentado para o mundo do fisiculturismo quando tinha 15 anos e daí por diante, não parou mais. Em 1965, Kurt Murnul, campeão do esporte o levou para treinar na União Atlética em Graz e em 1968, se alista ao exército. Aos 18 anos, Arnold levou o prêmio de Mister Mundo de fisiculturismo, sem contar as sete vezes que faturou o Mr. Olympia.
Após tantos desafios e com os bolsos vazios, resolve rumar outros caminhos e estrela o filme ‘Hércules em Nova York’ (1970), ainda usando o nome de Arnold Strong. Seu sotaque é tão carregado que, houve a necessidade de dublarem sua voz no corte final. Em 1973, trabalha com ninguém menos que Robert Altman em ‘O Perigoso Adeus’ e leva o Globo de Ouro por ‘O Guarda-Costas’ (1976).
No ano seguinte ele participa do documentário dramatizado sobre fisiculturismo, chamado ‘Pulping Iron’, aumentando assim, sua visibilidade na indústria cinematográfica. Após dois anos volta ao lado de Kirk Douglas com ‘Cactus Jack, O Vilão’, mas foi em 1982 que sua carreira realmente explodiu com o filme baseado na obra de Robert E. Howard, intitulado ‘Conan – O Bárbaro’, que foi sucesso de público e crítica, ao contrário da sequência ‘Conan – O Destruidor’ de 1984.
Com outra adaptação de um conto de Robert E. Howard, ‘Guerreiros de Fogo’ afundou nas bilheterias e nas críticas, como uma cópia mal feita de Conan. E eis que uma leva de novos sucessos com a fórmula ação + explosão + shwarza surgia, como ‘Jogo Bruto’ (1986), o inesquecível ‘O Predador’ (1987), ‘O Sobrevivente’ (1987), tirado da obra de Stephen King, a comédia ‘Irmãos Gêmeos’ (1988), ‘O Vingador do Futuro’ (1990), baseado na obra de Philip K. Dick e que rendeu ao astro 10 milhões de dólares de contrato, mais 15% da renda bruta do filme.
Teve uma experiência interessante como diretor em um episódio da série ‘Tales from the Crypt’ (1990) e no telefilme de 1992 ‘Christmas in Connecticut’. Repetiu a parceria com Cameron pela terceira vez em ‘True Lies’, que brincava com os estereótipos dos heróis da ação, não sem antes ser coroado como pela National Association of Theatre Owners como “Estrela Internacional da Década”.
Ganhou outra indicação ao Globo de Ouro por ‘Júnior’, dirigido por Ivan Reitman e co-estrelado por Danny DeVito. Mas foi em 1997, com o horroroso ‘Batman e Robin’, que sua carreira entraria em total decadência.
Voltaria apenas dois anos depois com outro deprimente projeto pós-apocalíptico intitulado ‘Fim dos Dias’, com a ficção ‘6º Dia’ e a ação ‘Efeito Colateral’ (2002), sendo que nenhum destes emplacou nas bilheterias.
Arnold Schwarzenegger se tornaria governador da Califórnia e daria outra parada em sua carreira cinematográfica, retornando apenas em 2010, com a rápida participação em ‘Os Mercenários’ e em 2012, com muito mais tempo para explodir tudo na continuação. Seu último projeto lançado foi ‘O Último Desafio’, onde contracenou com Rodrigo Santoro e fará outra dobradinha com Stallone em ‘The Tomb’, programado para estrear também este ano!
Dentre os astros brucutus da ação, Shwarza é o mais talentoso? É o mais carismático? Comentem conosco!
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.