Anora (2024) | Vale a pena assistir?

Anora (2024) foi o grande vencedor não só do Oscar de Melhor Filme, mas também de Melhor Diretor (Sean Baker), Atriz (Mikey Madison), Roteiro Original e Montagem. Muitos brasileiros se sentiram, novamente, injustiçados por Madison ter levado a estatueta, mas precisamos deixar a emoção de lado e compreender que, em muitos casos, esse espetáculo anual não é sobre merecimento, mas sobre campanhas e o nascimento de novas estrelas em Hollywood.

Primeiramente, Sean Baker já havia me emocionado com Projeto Flórida que, numa somatória geral, é mais completo do que Anora (2024). Contudo, isso não tira o mérito deste seu novo trabalho ser um conto de fadas moderno, que passeia muito bem entre o drama e a comédia e lida com um tema tabu não só nos Estados Unidos, como aqui no Brasil e tantas outras partes do mundo, ou seja, a prostituição.

Madison se entrega de corpo e alma para o papel e, em entrevista, comentou que conheceu e conversou com algumas garotas de luxo para construir as camadas de Ani. E mesmo que o roteiro se prolongue mais que o necessário no primeiro ato, é visível que ela entra no hall das estrelas promissoras para os próximos anos.

Anora (2024) sai das luzes das boates para a crueza do dia a dia

Em um mundo que parece cada vez mais ‘careta’, Sean Baker traz em Anora (2024) as luzes neon e os ritmos dançantes dentro das boates para, em seguida, termos uma fotografia acinzentada da cidade. Mesmo na grandiosa mansão de Ivan (otimamente interpretado por Mark Eidelshtein), há pouca variação de cores e texturas.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano passado, molda um universo positivamente caricato quando os capangas russos aparecem – com alguns atores indo bem e outros nem tanto. Somente Ygor (Yura Borisov, que foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante) tem uma presença mais silenciosa e imprevisível. Ao final, a personagem se despe de toda aquela camada de positividade e força, dando a entender que, mesmo nos contos de fadas, nem todos os finais são felizes.

Anora (2024)

Onde assistir Anora (2024)?

O filme está nos cinemas de todo Brasil.

Sinopse de Anora (2024)

Anora, uma jovem stripper do Brooklyn, conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias. Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva.

Nota Cinema e Séries: ★★★½

Título Original: Anora
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos)
Dir: Sean Baker

Elenco: Mikey Madison, Paul Weissman, Lindsey Normington, Emily Weider, Luna Sofía Miranda, Vincent Radwinsky, Brittney Rodriguez

Curiosidades de Anora (2024)

Sair da versão mobile