Com seis palcos, Anime Friends se mostra mais uma vez sucesso de público em 2025
Entre os dias 3 e 6 de julho, aconteceu em São Paulo o Anime Friends. O evento de cultura pop, que voltou para sua sexta edição no pavilhão do Anhembi, trouxe como principais atrações nomes como Tetsuo Kurata (intérprete de Issamu Minami/Kamen Rider Black), Shinichiro Watanabe (diretor e escritor de Cowboy Bebop) e bandas como FLOW, Nightmare e Scandal.
Para comportar as atrações, o evento contou com um total de seis palcos, posicionados em diferentes pontos do Anhembi. O maior deles, chamado de AF Festival, ficava responsável por receber os shows principais do dia, enquanto que a Arena AF recebia as atrações internacionais para sessões de bate-papo com o público.
Um pouco mais ao lado, o palco Cosplay Zone, situado ao lado de uma área de mesmo nome: além dos concursos de cosplay, o local também recebeu palestras com artistas como a cosplayer norte-americana Kamui e também de nomes ligados à cultura pop em geral, com dubladores como Guilherme Briggs e também o elenco de dublagem de One Piece.
Ainda sobre a Cosplay Zone, o espaço contava com guarda-volumes específico para cosplayers que vinham para o evento, para que estes pudessem trazer seus itens (roupas, armaduras, réplicas de armas em geral) sem precisar andar com eles o tempo todo.
Outro palco que recebeu concursos foi o Tamashii Stage, que sediou o concurso musical do Animekê, tradicional atração do Anime Friends e de outros eventos semelhantes. Neste, o público podia soltar a voz nos intervalos de apresentações de artistas nacionais ligados aos animes como Senpai Old School, TK Raps e outros.
O público de k-pop também teve a oportunidade de acompanhar painéis e workshops ligados ao gênero no palco K-Pop Arena, com um espaço pensado para que o público pudesse dançar ao som dos melhores hits coreanos nos intervalos.
Para os fãs de tokusatsu, havia o Auditório Ultra, que teve como grande atração o show ao vivo Ultraman Live in Brazil, com figurinos e atores vindos do Japão. Atores como Takumi Tsutsui e Tetsuo Kurata (intérpretes dos heróis Jiraya e Kamen Rider Black, respectivamente) marcaram presença, com o espaço também recebendo nomes ligados aos animes como o diretor Shinichiro Watanabe e o dublador Wendell Bezerra.
Estandes e marcas presentes no Anime Friends 2025
Como já é tradicional no evento, diversas marcas ligadas ao público geek/otaku estiveram com seus estandes: as editoras JBC, NewPop e Panini, a organização de e-sports Team Liquid e o streaming de animes Crunchyroll. Completando a área de estandes, lojas como Akiba Station (figures, brinquedos e colecionáveis em geral), Piticas (camisetas), Main Deck (card games) e diversas outras onde o público podia adquirir itens variados, fosse um boneco para o seu acervo pessoal ou um acessório para completar o seu cosplay.
Já na praça de alimentação, marcas de fast food como Chen’s (comida oriental), McDonald’s e a Nebulosa M78 (hamburgueria temática do herói Ultraman) ao lado de food trucks variados: de pizza a comida árabe, de cachorro quente no palito a frango frito, as opções eram variadas.
Pontos positivos e negativos do Anime Friends 2025
Pontos positivos
- Sala de acomodação sensorial: o espaço, presente pela segunda vez no evento, foi feito pensando no público neurodivergente em geral, com sofás e uma sala escura para fins de descompressão e regulação emocional. Mais uma vez, os usuários da sala podiam alugar abafadores de ruído, que ajudam na hora de recarregar as baterias ao longo do dia.
- Estrutura do Cosplay Zone: os cosplayers compõem uma parcela considerável do Anime Friends, e assim tiveram um espaço para que pudessem ser bem recebidos. Ponto positivo para o guarda-volumes e também para a área ter sido colocada próxima a um dos banheiros do local, evitando congestionamentos em outros lugares.
- Variedade de atrações: do k-pop ao rock japonês, dos atores de tokusatsu aos dubladores de anime, o evento contou com uma diversa lista de convidados, seguindo a tradição de atrair pessoas de públicos variados.
Pontos negativos
- Sinal de internet fraco: tanto criadores de conteúdo que estiveram presentes no Anime Friends 2025 quanto o público comum passaram por problemas com a rede móvel, com alguns locais apresentando um sinal “menos ruim”, mas ainda assim não suficiente. Para as próximas edições, vale considerar uma parceria com alguma operadora de wi-fi, semelhante ao que acontece em eventos como a Campus Party.
- Guarda-volumes com QR Code: alguns pontos do evento, como a Cosplay Zone, contaram com um guarda-volumes digitalizado, chamado de Clique Locker. Porém, o método se mostrou pouco efetivo: com o sinal de internet apresentando problemas, conseguir um local para guardar suas malas e mochilas não era uma tarefa fácil.
- Poucas áreas de descanso: apesar da sala de descompressão sensorial e de outras áreas como o Lounge AF, eram poucos os pontos voltados especificamente para o público descansar. Dessa forma, locais que tinham qualquer assento como a praça de alimentação acabavam sendo disputados; embora boa parte do espaço do Anhembi contasse com carpetes que permitiam ao público sentar no chão, o conforto ainda fazia falta em certos momentos.
Por Vitor Santos