Com o fim de uma franquia tão grandiosa quanto Como Treinar seu Dragão, era questão de tempo para que um substituto surgisse. Então, eis que Abominável, nova animação da Dreamworks ganha as telonas. Mas será mesmo que Yi e Evereste têm a força, a singeleza e são tão marcantes quanto Banguela, Soluço e companhia? É o que veremos agora!
O projeto é dirigido pela dupla Jill Culton e Todd Wilderman. Tem todas as características dos grandes sucessos, pois, vejamos:
- Há uma protagonista que se vê diante de uma jornada quase impossível.
- Temos coadjuvantes que servem de alívio cômico.
- E vemos uma questão moral que nossa heroína precisa entender e resolver.
Mas, o fato, é que esta mescla necessitava de mais coragem e fluidez.
Obviamente que há momentos belíssimos (principalmente no terço final, quando ficam frente a frente a estátua gigantesca do Buda de Leshan) e a utilização das cores vibrantes é de encher os olhos, mas a repetição nas cantorias do Yeti cansa, assim como a virada ‘imprevisível’ no desfecho, onde os vilões tomam aquele chá de consciência e voltam atrás nas suas vilanices.
Como havia comentado no Programa Cinema e Pipoca da Rádio Central, a obra lembra em certos aspectos ET – O Extraterrestre, mas nem de longe será tão inesquecível quanto o longa dirigido por Steven Spielberg. Abominável, nova animação da Dreamworks, tinha potencial para ir mais longe, mas do jeito que foi finalizado é mais um título que passará sem deixar saudades.
Sinopse de Abominável
Quando um jovem Yeti foge de um local secreto e é encontrado por um grupo amigos, eles embarcarão em uma jornada para levar de volta a criatura mágica para sua família, no ponto mais alto da Terra.
Título Original: Abominable
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos/China)
Dir: Jill Culton e Todd Wilderman
Vozes: Chloe Bennet, Albert Tsai, Tenzing Norgay Trainor, Joseph Izzo, Eddie Izzard, Sarah Paulson
ORÇAMENTO: 75 Milhões de Dólares
NOTA: 5,5