Primeiramente preciso citar que A Vingança de John Henry baseia-se numa canção/conto muito famosa nos Estados Unidos. E quando fiquei sabendo que o projeto sairia por aqui e que era estrelado por Terry Crews (Os Mercenários), fiquei empolgado. Contudo, são 90 minutos de muitas referências e críticas sociais rasas.
No take de abertura captamos uma homenagem ao blaxploitation, ao mesmo tempo que surge uma animação que conta um pouco da vida do protagonista. E não para por aí! Some a esta salada: imigrantes ilegais e o choque geracional. É indigesto? Sim, mas também confuso e sem assinatura própria (esta é apenas a segunda obra do diretor Will Forbes).
Crews, que além de atuar, é produtor executivo, tenta fugir de sua zona de conforto e moldar um homem dilacerado pela vida. Mas suas caras e bocas ‘dramáticas’ farão o espectador sofrer de vergonha alheia. Talvez, sua química com o veterano Ken Foree (Halloween: O Início) seja a melhor coisa daqui.
Coadjuvantes e montagem ‘clipeira’ em A Vingança de John Henry
Coadjuvantes como Jamila Velazquez, J. J. Soria e Tyler Alvarez (esse não tem condições) são difíceis de engolir. Assim como o vilão, interpretado pelo rapper Lucradis, de Velozes e Furiosos 5, e o desfecho piegas e desconectado de tudo o que estávamos vendo até aquele momento. Ao menos a violência é decente e o sangue escorre com gosto.
Se a montagem tivesse seguido pelo caminho dos minutos iniciais, onde as canções e a trilha sonora ditavam o ritmo do que estava acontecendo, as coisas poderiam ser diferentes. Contudo, o segundo ato parece se prolongar por horas e a montagem clipeira – que, por vezes, não tem sentido – fazem de A Vingança de John Henry esquecível. Terry Crews, volte para sua zona de conforto, por favor!
Onde assistir A Vingança de John Henry?
O filme tem estreia prevista para 18 de maio em diversos streamings.
Sinopse do filme
Depois de largar a vida do crime, quando foi membro de uma gangue violenta da região, John Henry agora tenta viver em paz, cuidando de seu pai e com um trabalho pesado. Quando um tiroteio acontece e duas crianças aparecem para se esconder em sua casa, John logo percebe que será difícil fugir do passado. Rapidamente, fica claro que a antiga gangue de John está envolvida e que essa será a chance que o destino oferece para que ele acerte as contas com o que ficou para traz.
Nota Cinema e Pipoca: ★★
Título Original: John Henry
Ano Lançamento: 2020 (Estados Unidos)
Dir: Will Forbes
Elenco: Terry Crews, Jamila Velazquez, Lucradiz, Ken Foree, J. J. Soria, Tyler Alvarez