À Margem de Nós Mesmos é sucesso pelo mundo

15044719 1530315406985723 278228175 o

Quando começaram a escrever À margem de nós mesmos, curta-metragem que aborda as diversas formas de sexualidade, a diretora Luiza de Andrade e o roteirista Leonardo Castelo Branco (do curta Fui Comprar Cigarros) gostariam de contar uma história que fosse além da opção sexual, abordando temas que permeiam o mundo atual: relações abusivas, o vicio em jogo e álcool, doenças modernas, poliamor, sexo com e sem compromisso, problemas no trabalho e outros complexos da vida na cidade grande, no caso São Paulo.

O que eles não perceberam é que, fazendo isso, abordariam o homo e o bissexualismo de maneira natural, colocando o assunto dentro da rotina mundana, diferente do que acontece em grande parte das produções que se arriscam no tema, seja no Brasil ou fora dele.
Após a primeira sessão que aconteceu em uma galeria em São Paulo, a dupla começava a tomar ciência da proporção do que criaram. A plateia, em silêncio, não falava e nem se manifestava, mesmo com as luzes já acessas e a equipe posta a frente da tela para responder as perguntas.

Para surpresa de todos os presentes, uma mulher trans se levantou e quebrou o silêncio: “Vocês sabem o quanto é difícil ver um gay ou trans ser retratado em filmes levando uma vida normal? Nem sempre somos cabelereiros, manicures ou fazemos programa. Queremos e devemos estar dentro da normalidade, sem destaque ou estereótipos, somos pessoas comuns.” Enfim, todos aplaudiram a obra e o coquetel transcorreu de maneira animada.

À Margem de Nós Mesmos nos festivais mundo afora

Logo depois da estreia, o filme entrou no circuito dos festivais nacionais e internacionais. No segundo cenário, tendo mais destaque. No Brasil, estreou no Cine Belas Artes como parte da Seleção Oficial do The São Paulo Film Festival. No exterior, logo de cara passou para a finalíssima de quatro festivais: The 12 Months Film Festival (Romênia), Cap Spartel Film Festival (Marrocos), Lake View Internacional Film Festival (Índia) e LA Cine Fest (EUA).

Na Romênia, país onde informa a Vice, que “de acordo com um relatório de 2010 publicado pela agência antidiscriminação do governo da Romênia, 84% dos romenos se recusariam a beber do mesmo copo que uma pessoa gay”, “Á Margem de nós Mesmos” lidera com certa folga a votação popular do The 12 Months Film Festival que vai até o final do mês de novembro.

Em outros dois festivais internacionais, a máxima foi repetida. No Cap Spartel Film Festival, que acontecerá no Marrocos, país em que o homossexualismo é considerado crime e pode ser castigado com até três anos de prisão, À margem de nós mesmos é um dos selecionados ao grande prêmio. Os idealizadores devem marcar presença no evento que acontecem em abril do ano que vem.

Na Índia, onde o curta-metragem foi selecionado para o Lake View Internacional Film Festival a situação é mais branda, mas não menos perigosa para os homossexuais, a julgar que suas leis para o assunto são dadas como “Incertas” ou “Indefinidas” pela LLGA (sigla em inglês para International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association).

É preciso afirmar que À margem de nós mesmos não é uma obra cheia de nuances, reviravoltas e truques de roteiro. Mas precisa ser vista, pela simplicidade da mensagem que construiu “sem querer”, assim como “A vida é bela” e “Cinema Paradiso” para citar alguns exemplos.

Poesia, inquietude, situações cotidianas e sexualidade se colidem de maneira que, ao menos onde ainda não se tem liberdade de expressão, o cinema é capaz de cumprir suas principais funções: abrir a mente e fazer sonhar.

Você pode ajudar o curta brasileiro votando aqui.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net