Aaron Sorkin é um roteirista renomado em Hollywood, com projetos como Questão de Honra, A Rede Social, O Homem que Mudou o Jogo e Steve Jobs em seu currículo. Mas neste A Grande Jogada, além de escrever, tem sua primeira experiência como diretor… e se sai muito bem, principalmente porque se cercou de um elenco que tem intensidade e entende os maneirismos de seus personagens.
Jessica Chastain vive Molly Bloom e é provocante, forte, impulsiva e, acima de tudo, inteligente. Já Idris Elba, como o advogado de defesa de Bloom nos faz esquecer daquela besteira que foi A Torre Negra, e cria um personagem sério e verdadeiro. Michael Cera como o Jogador X tem sacadas espertas e sabe usar a estranheza de suas feições a seu favor e, por fim, Kevin Costner tem uma cena final excelente.
Com cortes ágeis e rápidos e boas montagens gráficas para deixar as coisas mais fáceis, a câmera do diretor vai passeando por aquele universo tão particular e viciante, onde você pode ter tudo e ganhar uma bolada agora e daqui quinze minutos perder tudo – tem uma cena em particular, que mostra uma jogada entre dois competidores que é enervante e inacreditável.
Caso você não conheça o pôker, o roteiro te ajuda e mostra as cartas necessárias para este ou aquele personagem ganhar, mas é tudo muito rápido e, talvez, não fique tão claro assim. Outro ponto negativo em A Grande Jogada é o corte final, com duas horas e vinte minutos. Quando achei que estaríamos chegando no desfecho, o filme se alonga por mais tempo e perde o foco narrativo com soluções meio desnecessárias (a sequência no rinque de patinação está lá por que?).
Vá sem medo aos cinemas e fique atento, pois aos próximos passos de Sorkin como diretor… o cara promete!
Sinopse de A Grande Jogada:
Após um grave acidente, a esquiadora Molly Bloom tira um ano de folga tanto do esporte que quase a levou para as Olimpíadas como também dos estudos. Em Los Angeles acaba conhecendo o produtor de cinema Dean Keith, que é viciado em pôker e decide levar Molly para ajudá-lo. Vendo a possibilidade de ficar milionária, a garota fará de tudo para ser conhecida naquele universo e começar a organizar as mesas para os ricos e famosos.
Título Original: Molly’s Game
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: Aaron Sorkin
Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner, Jeremy Strong, Michael Cera, Chris O’Dowd, Bill Camp, Jon Bass
ORÇAMENTO: 30 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0
INDICAÇÃO DO FILME PARA O OSCAR: Roteiro Adaptado