Críticas

A REDE SOCIAL

Filmes e séries sobre tecnologia

Acredito que ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’ seja tão superestimado quanto ‘Quem quer ser um Milionário?’, por isso não tenha ficado satisfeito com as indicações do Oscar naquele ano e quando David Fincher divulgou que seu próximo trabalho seria sobre a criação do Facebook, fiquei meio reticente e em dúvida sobre a qualidade que a obra teria.

Mas felizmente saí satisfeito e em ‘A Rede Social’, Fincher cria um personagem principal lotado de falhas, dúvidas e porque não, medos. Jesse Eisenberg (‘Zumbilândia’) some na pele de Mark Zuckerberg e nos deixa com uma mistura de raiva e pena deste jovem bilionário. O roteiro foca, primeiramente, na criação da ideia pelos irmãos Winklevoss, após isso chega o convite deles para Zuckerberg fazer parte do projeto, passando pelo árduo trabalho do jovem para melhorá-lo, a perda de amigos confiáveis e o acúmulo de processos.

E é aí que o diretor se sai melhor, pois se o vislumbre dele no trabalho anterior caiu muito mais nos efeitos especiais, aqui ele o usa única e exclusivamente para fazer o espectador torcer, odiar e, consequentemente, julgar as atitudes e escolhas de Zuckerberg. Com a soma de Andrew Garfield (o próximo Peter Parker) no elenco e a química perfeita e arrebatadora com Eisenberg, a tensão aumenta e só faz o filme melhorar mais e mais.

Após utilizar a ideia de dois amigos, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, começa a trabalhar em cima da tal ideia – conectar seus amigos num único site. Algum tempo depois, milhões de pessoas acessam o Facebook e ele se transforma num jovem rico e influente, mas apesar disso, este sucesso traz complicações para sua vida pessoal e profissional.

O verdadeiro Zuckerberg veio à imprensa dizer que aquele personagem não tinha nada haver com ele, mas o interessante é que funciona e muito bem na telona. ‘A Rede Social’ é um filme de nerd, mas que qualquer cidadão comum conseguirá entender, pois engloba esse pequeno nicho, mas também traz à tona todo tipo de sentimento. Pode não ser o melhor trabalho de Finhcer, mas a Academia irá premiá-lo pelo ‘conjunto da obra’.

Título Original: The Social Network
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Rashida Jones, Justin Timberlake, Brenda Song, Andrew Garfield, Joseph Mazzello

ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares


INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Filme, Diretor, Ator (Jesse Eisenberg), Roteiro Adaptado, Edição, Trilha Sonora, Fotografia e Mixagem de Som. Tem grandes possibilidades de sair com o Oscar de Melhor Filme e Diretor.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile