Acredito que ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’ seja tão superestimado quanto ‘Quem quer ser um Milionário?’, por isso não tenha ficado satisfeito com as indicações do Oscar naquele ano e quando David Fincher divulgou que seu próximo trabalho seria sobre a criação do Facebook, fiquei meio reticente e em dúvida sobre a qualidade que a obra teria.
Mas felizmente saí satisfeito e em ‘A Rede Social’, Fincher cria um personagem principal lotado de falhas, dúvidas e porque não, medos. Jesse Eisenberg (‘Zumbilândia’) some na pele de Mark Zuckerberg e nos deixa com uma mistura de raiva e pena deste jovem bilionário. O roteiro foca, primeiramente, na criação da ideia pelos irmãos Winklevoss, após isso chega o convite deles para Zuckerberg fazer parte do projeto, passando pelo árduo trabalho do jovem para melhorá-lo, a perda de amigos confiáveis e o acúmulo de processos.
E é aí que o diretor se sai melhor, pois se o vislumbre dele no trabalho anterior caiu muito mais nos efeitos especiais, aqui ele o usa única e exclusivamente para fazer o espectador torcer, odiar e, consequentemente, julgar as atitudes e escolhas de Zuckerberg. Com a soma de Andrew Garfield (o próximo Peter Parker) no elenco e a química perfeita e arrebatadora com Eisenberg, a tensão aumenta e só faz o filme melhorar mais e mais.
Após utilizar a ideia de dois amigos, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, começa a trabalhar em cima da tal ideia – conectar seus amigos num único site. Algum tempo depois, milhões de pessoas acessam o Facebook e ele se transforma num jovem rico e influente, mas apesar disso, este sucesso traz complicações para sua vida pessoal e profissional.
O verdadeiro Zuckerberg veio à imprensa dizer que aquele personagem não tinha nada haver com ele, mas o interessante é que funciona e muito bem na telona. ‘A Rede Social’ é um filme de nerd, mas que qualquer cidadão comum conseguirá entender, pois engloba esse pequeno nicho, mas também traz à tona todo tipo de sentimento. Pode não ser o melhor trabalho de Finhcer, mas a Academia irá premiá-lo pelo ‘conjunto da obra’.
Título Original: The Social Network
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Rashida Jones, Justin Timberlake, Brenda Song, Andrew Garfield, Joseph Mazzello
ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares
INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Filme, Diretor, Ator (Jesse Eisenberg), Roteiro Adaptado, Edição, Trilha Sonora, Fotografia e Mixagem de Som. Tem grandes possibilidades de sair com o Oscar de Melhor Filme e Diretor.