PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

aqueimaroupa.com.br

Sim, você já viu filmes como este e da mesma forma que chorou em todos os outros, chorará neste também, porque o diretor Lee Daniels (‘Matadores de Aluguel’) faz um conto de fadas moderno e passado no Harlem, onde sua protagonista sofre horrores e ainda assim, como entrega o péssimo subtítulo nacional, tem esperanças de seguir em paz e ter sucesso.

Acha que desgraça pouca é bobagem? Então veja: Preciosa é uma garota de 16 anos, obesa, que foi violentada diversas vezes pelo pai, tem duas filhas dele, uma com síndrome de down e está grávida de outro e sua mãe, por sua vez, a culpa por tudo e faz dela uma espécie de empregada particular. Com isso tudo, Preciosa teve um atraso mental que acaba influenciando nos estudos, mas a inocência e o carisma são otimamente pautados pelo roteiro de Geoffrey Fletcher.

O lance de sonhar com as novelas, seriados e filmes que, normalmente, são estrelados por atores brancos, serve como uma crítica não só a este meio, mas também à sociedade como um todo, que estipula padrões de beleza e estereótipos banais numa tentativa imbecil de perfeição.

Daniels fez bem em se apoiar na dupla de protagonistas, a estreante Gabourey Sidibe e Mo’Nique (‘O Bom Filho à Casa Torna’) pois em todos os momentos em que contracenam, os diálogos são cortantes e o olhar sofrido da jovem contrasta com a violência e angústia da mãe. Do outro lado da moeda temos Mriah Carey e Lenny Kravitz, a primeira incomoda em todas as sequências frente às câmeras, o segundo tem um desconforto visível, mas tolerável.

Vencedor de dois Oscars (melhor Roteiro Adaptado e melhor Atriz Coadjuvante), ‘Preciosa – Uma História de Esperança’ não é só um bom drama, mas também um grito de revolta por todas as crianças maltratadas mas nunca defendidas com o vigor necessário. Se não é uma obra prima, pelo menos é suficientemente corajoso, e isso já é um grande acerto.

Título Original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz

ORÇAMENTO: 10 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net