Notícias

O Primata | Resenha | Vale a pena assistir?

O Primata é um amálgama de vários outros projetos de suspense/terror. Neste aspecto, podemos citar Cujo, inspirado na obra de Stephen King, Águas Rasas e Medo Profundo, que também é dirigido pelo mesmo Johannes Roberts que comanda este aqui. Com elenco de jovens atores, como: Johnny Sequoyah, Jess Alexander, Victoria Wyant, Gia Hunter e Benjamin Cheng, o intuito não é ‘reinventar a roda’, mas fazê-la rodar com precisão.

Mas pense em uma obra como, por exemplo, Alvo da Máfia. Ela é do gênero ação, mas erra neste ponto fundamental e tinha receio disso ocorrer aqui. Porém, não há muita cerimônia quando lidamos com sangue e desmembramentos, sem contar que Roberts é esperto em colocar o bicho nas sombras e filmar, quase sempre, à noite. Isso minimiza a chance de percebermos qualquer derrapada nos efeitos práticos ou na ‘fantasia’ do macaco, já que ele é interpretado pelo ator Miguel Torres Umba – num trabalho de fisicalidade e ferocidade acertados.

Quando o espectador ‘entra’ naquela mansão gigantesca, com cômodos que, num primeiro momento parecem enormes, vai percebendo aos poucos que o tom claustrofóbico o abraça, após o primata contrair raiva e obrigar nossos personagens a entrarem em uma piscina – pois o vilão não sabe nadar. Isso abre diversas possibilidades para o roteiro brincar com algumas regras de sobrevivência.

O Primata, seus exageros, furos no roteiro e diversão

Claro que haverá exageros por aqui… ou então, qual seria a graça de conferirmos esses 90 minutos sem aquelas decisões estúpidas? Ao mesmo tempo, seja as irmãs, passando pelas amigas e pelos rapazes que aparecem na casa com o único intuito de terem uma noite com as garotas, ninguém tem um mínimo de aprofundamento dramático – todos vão ao contrário disso, para ser sincero.

E se reclamo dessa máxima em outras resenhas, não tenho como fazer isso por aqui, pois O Primata não se leva a sério. Ao fechar os olhos para os furos no roteiro irá se divertir – o macaco arranca um tufo de cabelo e de pele da cabeça de uma das meninas, mas não há uma gota de sangue neste take.

Outra surpresa legal é que não temos ganchos para sequências. Mas você sabe como é Hollywood quando o assunto é reviver vilões após ótimas bilheterias, não é mesmo?

O Primata
O Primata

Onde assistir O Primata?

O filme está, atualmente, nos cinemas nacionais.

Sinopse de O Primata

De volta da faculdade, Lucy se reúne com sua família, composta pelo pai – que é um tanto ausente -, pela irmã, que sentiu a falta da primogênita e o chimpanzé Ben. O primata contrai raiva, após ser mordido por outro animal e, aos poucos, se torna agressivo. Lucy e seus amigos se jogam na piscina e tentam, de alguma forma, salvar as próprias vidas.

Nota: ★★½

Título Original: Primate
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos)
Dir.: Johannes Roberts
Elenco: Johnny Sequoyah, Jess Alexander, Troy Kotsur, Victoria Wyant, Gia Hunter, Benjamin Cheng, Charlie Mann, Tienne Simon, Miguel Torres Umba

Curiosidades de O Primata

  • O Havaí é o único estado dos EUA livre de raiva, o que torna ainda mais chocante a presença de um primata violento na história, já que o vírus é frequentemente associado a ataques de animais em filmes de terror.
  • É ilegal ter um chimpanzé como animal de estimação no Havaí, detalhe que reforça o caráter clandestino e perigoso da relação entre humanos e o primata no filme.
  • O ator Troy Kotsur pediu ao diretor Johannes Roberts que escondesse o corpo mutilado de um personagem até o momento da gravação, para que sua reação fosse totalmente genuína.
  • Ben é interpretado por um ator real, Miguel Torres Umba, que usou próteses, maquiagem pesada e animatrônicos para se transformar no animal.
  • A equipe construiu diversos animatrônicos e esculturas diferentes do primata, usando abordagens variadas conforme a cena.
  • Troy Kotsur, que interpreta Adam, o pai de Lucy, é surdo na vida real, assim como seu personagem no filme.
  • Segundo Kotsur, seu momento favorito não foi durante as filmagens, mas depois delas, quando um garçom se assustou ao ver suas mãos cobertas de “sangue” falso, achando que algo estava errado.
  • Em uma cena icônica, Ben enfia o rosto por um buraco na porta, recriando visualmente a famosa cena de O Iluminado, com Jack Nicholson.
  • O roteiro do filme foi inteiramente reescrito uma semana antes das filmagens, após o diretor decidir que um personagem específico não deveria sobreviver.
  • Johannes Roberts afirmou que uma das mortes do filme foi tão perturbadora de filmar que ainda hoje ele se sente desconfortável ao assistir à cena.
  • A ideia central do filme foi fortemente inspirada em Cujo, de Stephen King, tanto o livro quanto a adaptação cinematográfica.
  • A cena em que os personagens se refugiam em uma piscina surgiu da observação do diretor ao ver um cachorro rodeando uma piscina sem entrar na água, ideia adaptada ao medo do primata por água.
  • Miguel Torres Umba preparou o papel com treinamento corporal intenso, trabalho com treinador de movimento e equipe de dublês, construindo Ben como um personagem com intenções e reações próprias.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net