Já estão abertas as inscrições para a 15ª Mostra Ecofalante de Cinema, o maior festival audiovisual da América do Sul dedicado às questões socioambientais. Realizado pela OSC Ecofalante, o evento recebe inscrições até 15 de janeiro, reunindo produções que dialogam com temas urgentes do presente e do futuro.
A Mostra conta com duas seções competitivas: Competição Territórios e Memória e Concurso Curta Ecofalante. Podem participar gratuitamente filmes brasileiros realizados a partir de 2024, sem restrição de gênero, formato ou duração. As obras devem abordar temas socioambientais como energia, água, emergência climática, povos tradicionais, mobilidade, desigualdade, gênero, saúde, biodiversidade, ativismo, sustentabilidade, entre outros.
Como fazer as inscrições para a 15ª Mostra Ecofalante de Cinema
As inscrições são feitas online. Para a Competição Territórios e Memória, o regulamento e o formulário estão disponíveis AQUI. Para o Concurso Curta Ecofalante, o link é ESTE.
As premiações incluem R$ 20 mil para Melhor Longa, R$ 7 mil para Melhor Curta e troféus escolhidos pelo público. Na edição passada, Pau D’Arco, de Ana Aranha, foi o grande vencedor entre os longas, enquanto Sukande Kasáká | Terra Doente, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal, levou o prêmio de Melhor Curta. Já o Concurso Curta Ecofalante premiou “Cartas a Tia Marcelina”, de João Igor Macena.





