Crítica: A Sociedade da Neve | Uma das histórias de sobrevivência mais incríveis e assustadoras de todos os tempos

A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve é uma das apostas da Netflix no Oscar 2024… e cá entre nós, vale a pena essa investida, pois o projeto de J. A. Bayona (falaremos do diretor em breve) é uma aula de cinema, de composição de personagens, de roteiro adaptado e de montagem. No elenco, inúmeros ‘não-atores’ participaram das filmagens e se saíram muito bem – é o caso de Francisco Romero, que interpreta Daniel Fernández Strauch e Tomas Wolf, que viveu Gustavo Zerbino.

Contudo, nada disso seria possível se não houvesse um diretor de pulso firme e de experiência. É bem verdade que Bayona fez o horroroso Jurassic World – Reino Ameaçado, mas era um projeto de estúdio, onde ele pouco pôde fazer. Devemos nos focar em Impossível e O Orfanato, quando o espanhol começa a moldar o que viria a ser uma espécie de assinatura (densidade, toques de horror e dramaticidade equilibrada).

Os efeitos especiais chegam na medida certa, para um dos acidentes aéreos mais realistas que a Sétima Arte já nos deu. O impacto da colisão fará o espectador perder o fôlego e se deparar com uma brutalidade sem igual – as cadeiras se chocando umas com as outras e as pessoas se ferindo tende a ficar em nossa mente, mesmo depois que o filme acaba.

A Sociedade da Neve era uma história que merecia ser recontada

Apesar de Vivos (1993) ser um bom retrato deste mesmo capítulo, eram atores e um diretor norte-americanos pegando para si algo que não era deles. Aqui, em A Sociedade da Neve buscaram um elenco de uruguaios e argentinos, com destaque para Enzo Vogrincic (Numa), Augustín Pardella (Nando), Matías Recalt (Roberto Canessa) e Estban Bigliardi (Javier). Ao mesmo tempo, temos um contraponto entre a beleza do local – a fotografia é esplêndida – e toda dor e angústia poucos que ainda têm vida.

Há ainda mais dramaticidade quando os nomes das pessoas que morreram aparece na tela, pois você entende que eram apenas garotos que tinham sonhos e um futuro pela frente. A cada novo acontecimento, o espectador parece sentir o frio que eles sentem e questionam as atitudes tomadas pelos sobreviventes. Você se alimentaria de carne humana para sobreviver?

Ao voltarem para seu país natal, as discussões de ‘certo e errado’ se ampliaram (como se não tivessem problemas suficientes para resolverem dentro de suas mentes, após aqueles 72 dias de agonia). Já sabemos o que acontecerá ao fim de A Sociedade da Neve, mas temos aqui um bom momento para discutirmos sobre ética, fé, sociedade, moralidade (daqueles que nunca estiveram por lá e ‘apontaram o dedo’ para essas pessoas) e, acima de tudo, superação. Surpresa mais do que bem vinda para o início de 2024.

sociedade da neve
A Sociedade da Neve

Onde assistir A Sociedade da Neve?

Assista na Netflix.

Sinopse de A Sociedade da Neve

Em 1972, um avião fretado para levar um time de rúgbi do Uruguai ao Chile sofre um acidente nos Andes. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, os sobreviventes recorrem a medidas extremas para continuar vivos.

Nota Cinema e Séries: ★★★★½

Título Original: La sociedad de la nieve
Ano Lançamento: 2023 (Espanha | Chile | Uruguai | Estados Unidos)
Dir: J. A. Bayona

Elenco: Enzo Vogrincic, Agustín Pardella, Matías Recalt, Esteban Bigliardi, Diego Vegezzi, Fernando Contingiani

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net