Programação de cinema no Sesc Campinas | Março 2020
Em março e abril, a programação de cinema no Sesc Campinas terá curadoria de Daniela Gillone (professora e pesquisadora da USP) e apresentará oito filmes e uma aula aberta. Nesse sentido, irão explorar as caracterizações de personagens mulheres. E também, refletir sobre as realidades tratadas no cinema de autoras latino-americanas, a partir de obras provenientes de países como, por exemplo:
- Argentina.
- Brasil.
- Chile.
- Cuba.
- México.
- Peru.
- Uruguai.
- Venezuela.
A princípio, existe algo em comum entre as populações que vivem nos países da chamada América Latina? As histórias das colonizações, dos ciclos e agitações políticas e das conhecidas dependências econômicas. Além disso, acompanham as misturas étnicas que compõem a diversidade deste território habitado por populações cujos idiomas originais descendem das línguas que evoluíram do latim antigo.
Quais características podem ser sugeridas para destacar possíveis olhares femininos sobre a produção audiovisual nesses países? E sobre o protagonismo feminino, tanto à frente, quanto por trás das câmeras? Essas e outras reflexões, contudo, motivam o ciclo “O Feminino no Cinema Latino- Americano”.
O ciclo reúne, nos meses de março e abril, sessões de filmes provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela. Todos realizados por cineastas mulheres latino-americanas, além de abordar conflitos sociais, dramas familiares, sexualidade, preconceitos e violências. As obras refletem sobre as políticas construídas nas abordagens do e sobre o feminino.
Entre os filmes selecionados, que serão exibidos às terças feiras, às 20h., teremos Los Silencios coprodução Brasil, Colômbia e França (dia 10/3), Pela Janela (dia 17/3), coprodução Brasil e Argentina, Casadentro (dia 24/3) projeto peruano e Zama, da Argentina em 31/3.
Aula Aberta | Programação de cinema no Sesc Campinas
O Feminino no Cinema Latino-Americano
O encontro, que se seguirá no dia 11/3 (quarta-feira, das 19h30 às 21h30), discutirá o ciclo de exibições, partindo da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos das representações do feminino no cinema revolucionário e militante do “Nuevo Cine Latinoamericano” e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social.
A atividade será na Sala de Atividades 1 e conta com inscrições limitadas, que poderão ser feitas na Ilha de Atendimento a partir das 17h30.
Então agora é só marcar na agenda e aproveitar a programação de cinema no Sesc Campinas!
- Confira mais textos do Cinema e Pipoca!
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.