Programação de cinema no Sesc Campinas | Março 2020

Em março e abril, a programação de cinema no Sesc Campinas terá curadoria de Daniela Gillone (professora e pesquisadora da USP) e apresentará oito filmes e uma aula aberta. Nesse sentido, irão explorar as caracterizações de personagens mulheres. E também, refletir sobre as realidades tratadas no cinema de autoras latino-americanas, a partir de obras provenientes de países como, por exemplo:

  • Argentina.
  • Brasil.
  • Chile.
  • Cuba.
  • México.
  • Peru.
  • Uruguai.
  • Venezuela.

A princípio, existe algo em comum entre as populações que vivem nos países da chamada América Latina? As histórias das colonizações, dos ciclos e agitações políticas e das conhecidas dependências econômicas. Além disso, acompanham as misturas étnicas que compõem a diversidade deste território habitado por populações cujos idiomas originais descendem das línguas que evoluíram do latim antigo.

Quais características podem ser sugeridas para destacar possíveis olhares femininos sobre a produção audiovisual nesses países? E sobre o protagonismo feminino, tanto à frente, quanto por trás das câmeras? Essas e outras reflexões, contudo, motivam o ciclo “O Feminino no Cinema Latino- Americano”.

O ciclo reúne, nos meses de março e abril, sessões de filmes provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela. Todos realizados por cineastas mulheres latino-americanas, além de abordar conflitos sociais, dramas familiares, sexualidade, preconceitos e violências. As obras refletem sobre as políticas construídas nas abordagens do e sobre o feminino.

Programação de cinema
Cena do filme Zama

Entre os filmes selecionados, que serão exibidos às terças feiras, às 20h., teremos Los Silencios coprodução Brasil, Colômbia e França (dia 10/3), Pela Janela (dia 17/3), coprodução Brasil e Argentina, Casadentro (dia 24/3) projeto peruano e Zama, da Argentina em 31/3.

Aula Aberta | Programação de cinema  no Sesc Campinas

  • O Feminino no Cinema Latino-Americano

O encontro, que se seguirá no dia 11/3 (quarta-feira, das 19h30 às 21h30), discutirá o ciclo de exibições, partindo da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos das representações do feminino no cinema revolucionário e militante do “Nuevo Cine Latinoamericano” e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social.

A atividade será na Sala de Atividades 1 e conta com inscrições limitadas, que poderão ser feitas na Ilha de Atendimento a partir das 17h30.

Então agora é só marcar na agenda e aproveitar a programação de cinema no Sesc Campinas!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net