Já havia comentado aqui no site a respeito do fofíssimo Hair Love e hoje, por conta do pouco tempo para a chegada da premiação mais esperada do cinema mundial, falarei sobre 3 curtas do Oscar 2020. São as animações Kitbull e Memorable e o documentário In the Absense, então, bora para os respectivos textos de cada um deles!
3 Curtas do Oscar
Kitbull (Nota: 8,0)
Com apenas 9 minutos de duração, Kitbull está entre os 5 finalistas na categoria Curta em Animação. É outro exemplar onde o espectador terá o coração aquecido tamanha fofura do roteiro, que coloca um gatinho abandonado diante da figura gigantesca de um pitbull que vive acorrentado e é maltratado pelo dono.
Os gráficos tem uma espécie de esquisitice. E isso se molda perfeitamente com a ambientação e a temática, pois tanto o cão quanto o felino não contam com o cuidado que deveriam ter da sociedade que o cercam. A diretora Rosana Sullivan deixa de lado os diálogos e, com isso, cria possibilidades para brincar com os sons.
Com o selo Pixar de qualidade, o curta tem alma e solidez. Isso nos deixa cada vez mais certos do quanto este estúdio consegue ultrapassar os limites e nos entregar, quase sempre, obras que nos fazem entender melhor sobre a vida dos animais, de outros seres humanos e da nossa própria.
Memorable (Nota: 10,0)
Outro que está na categoria Melhor Curta em Animação, Memorable é o meu favorito pois além de contar com uma técnica de encher os olhos, ainda lida com o Mal de Alzheimer de maneira delicada e quase palpável, até porque, é extremamente difícil conseguir colocar em forma de imagens este processo de deterioração de nossa mente.
Vencedor do prêmio prêmio do Júri no Festival Annecy e do Júri Popular no Anima Mundi, o diretor Bruno Collet nos entrega um drama comovente sobre um senhor que está perdendo a memória e sua esposa que passa por um processo doloroso e cheio de angústias.
Com passagens que parecem pinturas, Memorable é marcante para mim, pois minha falecida avó paterna foi acometida por esta doença e imaginar esta transformação sendo vivida por ela me remeteu a estes últimos anos de sua vida, mas também aos momentos felizes que passamos juntos e, de certa forma, é isso que importa no fim das contas!
In the Absense (Nota: 10,0)
Ao contrário dos outros dois citados acima, In the Absense concorre como Melhor Documentário em Curta Metragem. Trata-se de um estudo sobre o descaso das autoridades diante de um acidente com uma balsa na Coréia do Sul que culminou em 312 mortes. Boa parte destes eram alunos de uma escola secundária.
Yi Seung-jun, que dirige o projeto, intercala áudios do comandante conversando com a guarda costeira – e desde este momento notamos a total inércia e falta de iniciativa daqueles profissionais e do governo -, bem como das imagens das gravações dentro da balsa. Mas não para por aí. Temos a água tomando conta do local e as mensagens de texto dos estudantes para seus pais.
São 28 minutos de pura angústia e tristeza. Mais uma vez, a ganância e as aparências passaram por cima do bom senso, bem como das vidas humanas que estavam em jogo. É impossível ver e ouvir os relatos e a luta das mães e pais que perderam seus filhos e não se comover ou se incomodar. Enfim, após alguns anos, a balsa foi retirada do fundo do mar e a presidente Park Geun-hye sofreu o impeachment. Mas nada disso trará de volta a vida de quem se foi.
E aí, você já conferiu estes 3 Curtas do Oscar 2020? O que achou? Comente com a gente!