Teatro
Lançamento da Bienal SESC de Dança 2019

O lançamento da Bienal SESC de Dança 2019, evento que será realizado em Campinas entre os dias 12 e 22 de setembro, foi marcado por fortes discursos contra a atual política federal de cultura. Em sua fala, o diretor regional do SESC-SP, Danilo Santos de Miranda, criticou o que ele chamou de “visões perigosas e obscurantistas”.
“Esse evento é e sempre será importante, em especial em um momento como o nosso, em que as coisas ligadas à arte e ao abstrato em geral, aquilo que faz pensar e refletir, estão sendo alvo de certas visões inadequadas, obscurantistas e perigosas”, comentou.
O pedido de exoneração do então secretário nacional de Cultura, Henrique Pires, que alegou não concordar com os atos de censura impostos pelo governo Jair Bolsonaro, também foi lembrado por Miranda com preocupação.
“Até ontem (21), havia alguém no governo com alguma perspectiva de entendimento da área cultural e artística, que saiu (do governo) com acusações sérias de censura. Há ameaças efetivas. Apesar delas, porém, acredito que a arte e a visão humanitária prevalecerá. O momento atual é obscuro, mas eu sou um otimista. Sobreviveremos, ainda que com feridas”, finalizou sob aplausos.

Na sequência, o pró-reitor de extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Hashimoto, e o secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, também corroboraram sua fala.
“Eventos como esse, realizados com o apoio de diversos artistas e entidades, provam que a união do setor deve ser a resposta nesses momentos de grande ataque à cultura”, frisou Hashimoto.
“Devemos, sim, resistir em um momento como esse, mas também saber criar novas saídas a nossa arte e a expressão humana livre. Que possamos esperar esse tempo, porque os governos passam, mas a arte sobrevive”, finalizou Carrasco.
Programação da Bienal SESC de Dança 2019
O evento, com parte da programação gratuita, acontecerá entre os dias 12 e 22 de setembro em diversos espaços da cidade de Campinas, incluindo teatros, espaços culturais e áreas públicas. A Bienal deste ano contará com a participação de grupos de dança contemporânea de um total de 12 países, onde público e artistas de diferentes nacionalidades poderão trocar conhecimentos e experiências na área artística. Além disso, haverá debates, oficinas, exibições de materiais audiovisuais e lançamentos de livros.

Os espetáculos trazem temas que abordam a invisibilização de corpos marginalizados. As criações também se arriscam a propor novas possibilidades de ocupar os espaços públicos e de enxergar o mundo e o outro por meio de experiências e convidam para outras formas de sentir, pensar e agir. A passagem do tempo, a memória, o futuro e a liberdade também têm espaço nas obras.
Para conferir a programação completa da Bienal SESC de Dança 2019, acesse o site do SESC.
- Confira outras postagens do Cinema e Pipoca!
Teatro
Espetáculo Kintsugi, 100 Memórias

Depois de uma temporada no Sesc Paulista e apresentações em Londrina, Bauru, Fortaleza e Florianópolis, o Lume Teatro, que está sediado em Campinas há mais de 30 anos, trará para a cidade o espetáculo Kintsugi, 100 Memórias, que será apresentado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, às 20h, no Galpão do Sesc Campinas.
Criado pelos atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, o espetáculo é dirigido pelo argentino Emilio García Wehbi; têm dramaturgia do carioca Pedro Kosovski e desenho sonoro de Janete El Haouli e José Augusto Mannis. (mais…)
Teatro
À Sombra de uma Suspeita

Depois de sete anos longe dos palcos, o produtor Carlos Braga e o diretor Wilson Roque Basso, voltam aos palcos paulistanos com a peça À Sombra de uma Suspeita, um thriller psicológico, com clima de suspense ao estilo do mestre Alfred Hitchcock.
O espetáculo, que estreou no dia 08 de Outubro, no Teatro Ruth Escobar, na sala Dina Sfat, contará com sessões as terças, quartas e quintas, no horário das 21:00 horas, lembrando que o teatro fica na Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista, em São Paulo.
No elenco estão Lívia Garcia, Guilherme Chelucci e Olivetti Herrera (que interpreta dois personagens na trama: o sistemático e observador copeiro Theodoro e o misterioso Sr. Murdock. (mais…)
Teatro
Espetáculo inspirado no jogo Detetive!

Você sabe qual é o nome do Coronel no jogo Detetive? Se respondeu Coronel Mostarda, acertou! Falo isso pois, se é fã do board game, saiba que acontecerá um espetáculo baseado neste universo nesta sexta-feira (2), às 21h30. Assim como, terá como convidada especial Manuela Origuella.
Ela é conhecida por seu personagem de primeira dama do Brasil, no programa do Tom Cavalcante, na Multishow. Além disso, é dubladora e comediante. O espetáculo acontece toda semana, até o fim de agosto, no Teatro dos Arcos, em São Paulo.
A peça inicia-se com a plateia sorteando cartas pare definir o assassino, a vítima, o cômodo e a arma. Elas são lacradas em um envelope diante de todos. Logo depois, são compartilhadas apenas com o elenco que, ao começar o jogo, a partir das sugestões do público, encenam e justificam as cenas. Eles conduzem a história até o desfecho, utilizando as cartas sorteadas no início e finalizando de maneira coerente. (mais…)
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias9 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login