Pense num bando de caipiras mais sem noção do que a trupe de bombados de Sem Dor, Sem Ganho. Imagine um cidadão tão apaixonado por uma mulher que decide roubar a quantia de 17 milhões de dólares por conta dela. Conheça um assassino de aluguel que não mata quem deveria por conta de um nome. Acredite, tudo isso aconteceu na vida real.
Por mais incrível que possa parecer, Gênios do Crime e baseado em fatos reais e o diretor Jared Hess utiliza isso para encher seus personagens de estereótipos e os faz com louvor, conseguindo uma ou duas sequências que farão o espectador chorar de rir. Aliás, é o primeiro filme de Hess para um público maior – acostumado a fazer comédias para um nicho específico, como ‘Napoleão Dinamite’ e ‘Nacho Livre’ – e se sai muito bem.
Zach Galifianakis é, sem dúvida, um dos caras mais engraçados dos últimos anos em Hollywood e a utilização de um humor corporal funciona bem. Owen Wilson e Kristen Wiig equilibram-se bem durante a trama, mas é Ken Marino em uma única sequência que tem a ver com ‘respirar pelo nariz e não pela boca’ que levou o cinema abaixo.
Nas cenas soltas de Kate McKinnon, Gênios do Crime perde muito fôlego e oscila, mas essa aventura é tão bizarra que, talvez, você nem sentirá este desequilíbrio. Por tudo isso, o projeto pode até entrar no seleto grupo de boas comédias do ano, até porque, para o gênero, o ano de 2016 não teve grandes trabalhos.
Sinopse de Gênios do Crime:
Dave Ghantt é um guarda noturno de uma companhia de carros blindados, que levam quantias enormes em dinheiro. Por conta de sua paixão pela trambiqueira Kelly, ele entra para o estranho time de assaltantes, que planejam assaltar o local e fugir do país. Algo dá errado e eles vêem o plano ir por água abaixo.
Título Original: Masterminds
Ano Lançamento: 2016 (Estados Unidos)
Dir: Jared Hess
Elenco: Zach Galiianakis, Owen Wilson, Kristen Wiig, Jason Sudeikis, Leslie Jones, Kate McKinnon, Daniel Zavapa, Ken Marino
ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5
Por Éder de Oliveira