Diretor especializado em filmes catástrofe, ele é um daqueles cidadãos que uns amam e outros odeiam. Mesmo assim, os espectadores sempre lotam as salas e pouquíssimos projetos do alemão deram prejuízo. Confira então 7 filmes de Roland Emmerich para ver (ou não!).
Filmes de Roland Emmerich
– Soldado Universal (1992)
Foi neste filme que Emmerich apareceu para o mundo. Era o embate entre as máquinas vividas por Dolph Ludgren e ‘João Cláudio’ Van Damme num futuro não tão distante. A primeira vez que assisti, adorei. Hoje em dia e com as intermináveis e cada vez piores continuações da cinesérie, Soldado Universal se tornou muito irrelevante.
– Stargate (1994)
Uma deliciosa aventura que se transformou num seriado. Foi exibido a exaustão nas noites do SBT e ainda é bem divertido, contando com Kurt Russell e James Spader no elenco. Escrito a oito mãos, a ficção científica ainda não tem os descontroles visuais do atual Emmerich.
– Independence Day (1996)
Não tem como negar que Independence Day marcou uma geração e colocou de vez o nome do diretor entre os grandes de Hollywood. É um filme catástrofe divertido, com cenas antológicas e Will Smith como salvador da pátria – além da nave dos extraterrestres utilizarem Windows 98.
– Godzilla (1998)
Muitos odeiam e eu adoro. O lagartão sai do Oriente para destruir Manhattan com propriedade. Lembro que no verão daquele ano só se falava neste blockbuster, que foi bem nas bilheterias, mas não tanto quanto seus produtores apostavam. Matthew Broderick e seu jeito bobão, juntamente com o casco grossa Jean Reno são os protagonistas aqui.
– O Patriota (2000)
Mel Gibson luta novamente pela liberdade de seu povo com cenas lotadas de patriotismo desenfreado, mas excelentes coreografias nas batalhas. Heath Ledger, bem no início da carreira, ganha destaque e por conta disso e do lançamento bem no dia da Independência Americana, alavancam a bilheteria.
– O Dia Depois de Amanhã (2004)
O mundo entra em colapso e a era do gelo retorna. Lutando pela sobrevivência estão Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Emmy Rossum em O Dia Depois de Amanhã. Efeitos especiais grandiosos e um novo sucesso de bilheteria. Talvez o projeto mais ‘pé no chão’ de Emmerich, além de ser divertido pra caramba.
– 2012 (2009)
Esperto como só ele, Emmerich saiu na frente e colocou o mundo abaixo outra vez, tudo por conta de uma profecia maia. Contudo, 2012 é uma bagunça sem tamanho e nem seu clímax ajuda a tirar o bocejo das bocas dos espectadores. Danny Glover como presidente de bom coração e novas ‘Arcas de Nóe’ surgem para colocar um final feliz após os intermináveis 158 minutos de projeção.
Menção Honrosa: 10000 AC (2008)
A menção honrosa vai para o erro mais grotesco de sua carreira – fui no cinema e gastei dinheiro vendo esta porcaria –, ou seja, ‘10000 AC’. Totalmente perdido, historicamente falando, o roteiro é uma colcha de retalhos que não chega a lugar nenhum. Vergonha alheia estrelada por Camille Belle.
Enfim, e para você, quais destes 7 filmes de Roland Emmerich para ver você mais gosta?