Críticas Trailers

47 Ronins, um projeto fadado ao fracasso

47 ronins topo

Os ocidentais nunca entenderam, de fato, a cultura Oriental, seja na gastronomia, na música, nas vestimentas, nos desenhos animados ou no cinema. E 47 Ronins trata de algo muito particular deles: os samurais e a doutrina do bushido (quando o samurai perde seu mestre e deve cometer suicídio ou viver como ronin).

A saga de Kai e companhia tem uma linda fotografia e a utilização de cores muito impactantes, mas ao tentar agradar todos os espectadores, o desconhecido diretor Carl Rinsch insere, além da ação com boas coreografias de luta, um romance sem química nenhuma, além de um drama afetadíssimo.

O projeto era um sonho de consumo de Keanu Reeves (do ótimo De Volta ao Jogo), mas teve tantos problemas com estouros de orçamento e atrasos nas filmagens, que seria quase impossível finalizar 47 Ronins sem grades equívocos, ainda mais ao vermos certas licenças poéticas aqui e ali – lê-se monstros e magias – exploradas com tão pouco vigor. Para se ter uma ideia, o filme foi orçado em 175 milhões e arrecadou 147.

Pôster do filme

Pode haver um estranhamento ao notar os japoneses falando inglês, mas tudo isso tem haver com a adequação do mercado, ou seja, a preguiça dos norte-americanos ao assistirem filmes legendados é tão grande quanto as motivações da vilã, que é vivida por Rinko Kikuchi (que extrapola nas caras e bocas). Vamos deixar os orientais homenagearem suas próprias obras, enquanto isso, ficaremos com a função básica de apreciadores.

Sinopse de 47 Ronins:

Kai é um jovem guerreiro que nunca foi aceito pelo lorde Asano, chefe dos samurais, por ser um mestiço. Um dia, Tsunayoshi visita o local onde Kai vive e trama uma emboscada contra Asano, juntamente com lorde Kira e uma feiticeira. Agora o jovem deverá lutar com todas as suas forças para livrar seu povo deste mal e, assim, mostrar sua força a todos.

Título Original: 47 Ronin
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Carl Rinsch
Elenco: Keanu Reeves, Tadanobu Asano, Rinko Kikuchi, Hiroyuki Sanada, Kou Shibasaki, Cary-Hiroyuki Tagawa, Jin Akanishi, Rick Genest

ORÇAMENTO: 175 Milhões de Dólares
NOTA: 3,0

Clique na imagem para saber mais sobre o livro Bushido – Alma de Samurai

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Confiras outras críticas do Cinema e Pipoca

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile