A 2ª mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A nova edição do evento segue até 5 de maio e apresenta diversos filmes, debates com especialistas e muito mais. Os ingressos serão vendidos a preços populares.
Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação passa por diferentes gêneros, entre ficção, documentário, experimental e outros. Nesse ínterim, os filmes estão agrupados em dois eixos temáticos:
- “A bruxa através dos tempos: imagens clássicas” e;
- “Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais”.
Alguns filmes da programação da 2ª mostra Mulheres Mágicas
O primeiro eixo da programação apresenta obras famosas como A Bruxa (2015), bem como Retrato de uma jovem em chamas (2019). Durante as quatro semanas, haverá ainda sessões de filmes infantis, como o clássico Branca de Neve e os Sete Anões(1937), O serviço de entregas da Kiki (1989), e Malévola (2014).
Para as curadoras, uma das inspirações para a mostra é o trabalho de Silvia Federici, autora que se debruçou sobre as origens da histórica perseguição às mulheres. “Em suas obras, a escritora analisa como a caça às bruxas resultou na marginalização de mulheres que não se encaixavam nos padrões de feminilidade”, observam.
Então, no dia 25/04, a curadora Tatiana Mitre falará sobre os filmes A Fada do Repolho, de Alice Guy e Branca de Neve e os Sete Anões (1937).
Já a oficina, intitulada “Perambulando nas sombras encantadoras: segredos da bruxaria no cinema de horror contemporâneo”, terá a estudiosa Laura Cánepa como ministradora e acontecerá em 20/04, às 14h. As inscrições devem ser realizadas previamente em bb.com.br/cultura.
Online para todo Brasil
A princípio, a 2ª mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema também contará com uma programação online até o dia 05 de maio. Entre as obras, estão: Rami Rami Kirani (2004) e Para sempre condenadas (1987), disponível gratuitamente no site www.mulheresmagicas.com.
A primeira edição da mostra se deu em 2022. O formato híbrido se deu no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, São Paulo, bem como Rio de Janeiro. A iniciativa contou com debates temáticos gratuitos e quatro sessões comentadas, todas disponíveis no Youtube (Canal Mostra Mulheres Mágicas).
Enfim, ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.
Serviço Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo:
- Ingressos: R$10 inteira / R$5 meia, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
- Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)
- Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
- Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
- Informações: (11) 4297-0600