24º Prêmio Grande Otelo homenageia Walter Salles e Fernanda Torres
O 24º Prêmio Grande Otelo, considerado a principal celebração do audiovisual brasileiro, acontecerá no dia 30 de julho (quarta-feira), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Com o tema “o destaque do cinema brasileiro no exterior”, a cerimônia homenageará o filme Ainda Estou Aqui, que teve grande repercussão internacional. Em reconhecimento à sua trajetória, a Academia Brasileira de Cinema prestará homenagem ao diretor Walter Salles e à atriz Fernanda Torres, protagonistas do longa, que, por esse motivo, não concorrerá às categorias competitivas da premiação.
A Academia também divulgou a lista das obras inscritas que disputam vagas nas 30 categorias do prêmio. Nesta edição, houve um recorde de 345 inscrições entre longas-metragens, curtas e séries. A relação completa dos títulos inscritos está disponível no site oficial da Academia Brasileira de Cinema, onde o público pode acompanhar a evolução da premiação e conhecer os indicados assim que forem divulgados.
Detalhes sobre o 24º Prêmio Grande Otelo
Desde sua criação, o Prêmio Grande Otelo vem se modernizando, acompanhando as transformações do mercado audiovisual brasileiro. Atualmente, são entregues 30 troféus: 29 escolhidos por um júri formado por profissionais da área e um escolhido pelo público na categoria de Melhor Filme pelo Júri Popular, por meio de votação online. A premiação conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, via RioFilme, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, e tem sua apuração realizada pela PwC Brasil, garantindo a transparência do processo.
O filme Ainda Estou Aqui será um dos grandes destaques da noite, celebrando sua trajetória internacional de sucesso. Com 21 semanas em cartaz nos cinemas brasileiros e um público de 5,8 milhões de espectadores, o longa representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional. Entre os reconhecimentos internacionais, o filme conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres, o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e foi eleito Melhor Filme Ibero-americano no Premios Goya, reforçando a força do cinema nacional no cenário global.