Notícias

Inscrições abertas para o 23º Festival de Cinema de Cuiabá

Estão abertas as inscrições para a 23º Festival de Cinema de Cuiabá – Cinemato, um dos eventos audiovisuais mais tradicionais do Centro-Oeste e do Brasil. Cineastas podem inscrever longas e curtas-metragens nacionais e produções mato-grossenses entre os dias 5 e 27 de fevereiro. O festival segue consolidado como um importante espaço de difusão, formação e debate do cinema brasileiro.

Com o tema “Migração – mobilidade humana e mudanças climáticas”, o Cinemato 2026 propõe uma reflexão urgente sobre os deslocamentos humanos em massa que marcam o cenário contemporâneo. A partir do audiovisual, busca-se questionar narrativas hegemônicas que criminalizam o migrante, abrindo espaço para histórias que valorizam trajetórias, lutas e experiências de refugiados, deslocados ambientais e trabalhadores itinerantes em busca de dignidade e futuro.

23º Festival de Cinema de Cuiabá
23º Festival de Cinema de Cuiabá

Mostras e como se inscrever no 23º Festival de Cinema de Cuiabá

A programação contempla diferentes frentes, como a Mostra Competitiva, com filmes selecionados por curadoria especializada; a Mostra Inclusiva, que leva sessões a públicos que não conseguem acessar salas de cinema; e o Cinema Escola, voltado ao público infantojuvenil. O festival também contará com quatro oficinas formativas, destinadas a profissionais, estudantes de audiovisual e interessados na área.

Responsável por colocar Cuiabá no circuito dos grandes festivais nacionais, o Cinemato reafirma o papel da capital mato-grossense como polo cultural durante o evento. A iniciativa é realizada pelo Instituto INCA, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e diversas parcerias institucionais. O regulamento completo e mais informações estão disponíveis no site oficial festivalcinemato.com.br.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net