O 18º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte começa no próximo dia 24 e vai até 29 de setembro. Na programação, teremos 110 filmes de 15 países, incluindo Alemanha, Argentina, Brasil, Chile e outros e, ao mesmo tempo, serão 13 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ e SP). As 75 sessões gratuitas irão se distribuir, distribuídas em 10 mostras temáticas:
- Continente,
- Território,
- Homenagem,
- Diálogos Históricos,
- A Cidade em Movimento,
- Vertentes,
- Praça,
- Curtas-metragens,
- CineMundi,
- Mostrinha,
- Cine-Escola e
- IC Play.
Parte da programação também estará disponível online para todo o Brasil através do site oficial www.cinebh.com.br.
Mais detalhes sobre a programação do 18º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
Entre os títulos nacionais inéditos em circuito comercial, destacam-se O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaery, que será homenageada no evento, e O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira (MG). Outros filmes aguardados incluem Pasárgada, de Dira Paes, que também estará presente, Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi (GO). Muitos diretores e membros dos elencos desses filmes participarão do festival, proporcionando uma oportunidade única para os espectadores interagirem com os criadores.
O tema deste ano na CineBH é Estados do Cinema Latino-Americano, e a programação incluirá uma seleção de 20 filmes divididos entre as mostras Território e Continente. A Mostra Continente, não competitiva, apresentará pré-estreias de filmes inéditos no país, como Nada, de Adriano Guimarães (Brasil), Maestra, de Bruna Piantino (Brasil), Maldita Eva, de Pablo Spatola (Argentina), Pibas Superpoderosas, de Leonora Kievsky (Argentina), e Altamar, de Ernesto Jara Vargas (Costa Rica). Já a Mostra Território, com caráter competitivo, trará estreias como Mala Reputación, de Marta Garcia e Sol Infante Zamudio (Uruguai/Argentina), Carropasajero, de Juan Pablo Polanco Carranza e Cesar Alejandro Jaimes Léo (Colômbia), Sariri, de Laura Donoso (Chile), e Posesión Suprema, de Lucas Silva (Colômbia).
A Mostra Diálogos Históricos prestará uma homenagem aos 95 anos do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, exibindo três de seus filmes iniciais, todos produzidos no México: Fando e Lis (1967), El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (1973). Esta mostra oferece uma visão reconfigurada do passado através do olhar inovador e provocativo de Jodorowsky, destacando seu impacto na evolução do cinema latino-americano.
Confira a programação completa AQUI!