10 filmes sobre marketing
Top CP

10 filmes sobre marketing

cinema filmes

Iremos apresentar agora 10 filmes sobre marketing e que também retratam o mundo dos negócios e da inovação. Todos eles oferecem uma perspectiva sobre como as estratégias podem moldar o sucesso de uma empresa.

Portanto, há uma possibilidade de proporcionarem insights valiosos para empresários e colaboradores, além de falarem do impacto da tecnologia ao longo da décadas. Ficou curioso? Então siga conosco.

10 filmes sobre marketing

1. Piratas do Vale do Silício (1999)

piratas do vale do silicio

Piratas do Vale do Silício, dirigido por Martyn Burke, é uma dramatização da batalha inicial entre dois gigantes da tecnologia: Steve Jobs e Bill Gates. O filme narra a ascensão da Apple e da Microsoft, destacando como as figuras mudaram a indústria da computação pessoal.

Embora o foco principal esteja nas origens dessas marcas, o longa-metragem fornece uma visão sobre como a inovação e a estratégia de marketing ajudaram a moldar muitas coisas, até o marketing digital contemporâneo. Essa é uma exemplificação de como deve ser feito o posicionamento de mercado.

2. Obrigado por Fumar (2005)

OBRIGADO POR FUMAR 2005
filmes sobre marketing

O segundo de nossos 10 filmes sobre marketing é Obrigado por Fumar, dirigido por Jason Reitman. Essa sátira segue Nick Naylor, um porta-voz extremamente persuasivo da indústria do tabaco. Seus pouco mais de 90 minutos ilustram como a manipulação da opinião pública e a retórica podem influenciar as percepções e decisões dos consumidores.

Comunicação eficaz, jogo de cintura e gestão da imagem como papéis significativos para o sucesso, seja de qual nicho estivermos falando.

3. À Procura da Felicidade (2006)

À Procura da Felicidade
filmes sobre marketing

À Procura da Felicidade, dirigido por Gabriele Muccino e estrelado por Will Smith, tem como base a história real de Chris Gardner, um vendedor em dificuldades que se torna um bem-sucedido corretor de valores.

Aqui temos lições valiosas sobre perseverança, planejamento e a importância da criação de redes de contato. Apesar do filme pesar a mão no dramalhão, este é um lembrete de que ‘pensar fora da caixa’ eleva as possibilidades dentro de um mercado tão competitivo como o de hoje.

4. A Rede Social (2010)

a rede social
filmes sobre marketing

Com diversas indicações ao Oscar, A Rede Social, dirigido por David Fincher e baseado no livro de Ben Mezrich, narra a criação do Facebook e a ascensão de Mark Zuckerberg. Portanto, como podemos notar, faz-se um estudo detalhado do impacto das redes sociais na vida das pessoas e avalia como o Facebook transformou a comunicação e o engajamento online.

Visão estratégica e execução perspicaz no desenvolvimento de plataformas digitais – além de alguns desentendimentos e ‘puxões de tapete’. Jesse Eisenberg está ótimo como protagonista.

5. O Homem que mudou o Jogo (2011)

o homem que mudou o jogo

Mesmo para quem não entende de beisebol – meu caso, por exemplo – vale a pena conferir O Homem que mudou o Jogo. Dirigido por Bennett Miller, tem como foco a história real de Billy Beane e sua abordagem inovadora ao gerenciamento de um time, utilizando análises estatísticas para construir uma equipe competitiva.

Concentrando-se na aplicação de dados e análises para tomada de decisões, um princípio que é igualmente aplicável na análise e otimização de campanhas digitais.

6. Jobs (2013)

jobs

Com Ashton Kutcher como Jobs, tem direção de Joshua Michael Stern e explora as inovações que este empresário trouxe para a indústria da tecnologia e como ele usou o marketing e a visão de produto para criar uma das marcas mais valiosas do mundo.

A marca e a mensagem são fundamentais para criar uma conexão emocional com o consumidor, seja para agências, supermercados, marcas de empilhadeiras e todas as outras.

7. Joy: O Nome do Sucesso (2015)

joy nome do sucesso

Mais uma obra que recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2016, para Jennifer Lawrence. Dirigido por David O. Russell, mostra Joy Mangano, uma inventora e empreendedora que criou o famoso Mop Miracle.

Seguimos as dificuldades e triunfos desta mulher ao tentar lançar seu produto no mercado. Em um mundo que era ainda mais machista do que hoje, deve ser visto e revisto para compreendermos que todos precisamos de oportunidades, basta apenas talento e dedicação.

8. Fome de Poder (2016)

fome de poder

Com Michael Keaton espetacular e muito a vontade, Fome de Poder lida com a vida e a criação de Ray Kroc e a expansão do McDonald’s de um restaurante local para uma rede global. Kroc usou métodos inovadores e um forte senso de branding.

Assim como em A Rede Social, o espectador vê os percalços travados entre todos aqueles que investiram no conglomerado e todas as agruras e felicidades que vieram deste sucesso. 

9. O Círculo (2017)

O Circulo poster

Com uma dupla talentosa, composta por Tom Hanks e Emma Watson, O Círculo tem roteiro baseado no romance de Dave Eggers e explora as implicações éticas e sociais de uma empresa de tecnologia que promove a transparência total através de suas plataformas.

Temas como privacidade, monitoramento e a influência das redes sociais são explorados e criam inúmeras possibilidades e cenas tensas. Além disso, reflete preocupações sobre como as empresas estão utilizando dados e influenciando o comportamento dos usuários.

10. Air: A História por trás do Logo (2023)

air historia por tras da logo

Dirigido e estrelado por Ben Affleck e com elenco estelar, contando com Matt Damon, Chris Tucker, Jason Bateman, Marlon Wayans e outros, é um retrato dos bastidores da criação do icônico logo da Nike, bem como do desenvolvimento da linha de tênis Air Jordan.

O filme mostra destaca a importância da identidade visual e da implementação de estratégias eficazes de marketing e promoção. Air é obrigatório para estudantes de marketing, empresários e clientes de um modo geral, para compreendermos esta ciência.

E você, vai assistir a quais destes filmes sobre marketing?

Os filmes sobre marketing abordados nesta lista, oferecem uma visão multifacetada sobre o impacto deste nisso e, ao mesmo tempo, como essas inovações e estratégias moldaram o mundo que conhecemos hoje.

Desde a criação de impérios digitais e a análise de dados até a manipulação de percepções e a construção de marcas, poderemos ter uma ideia das vertentes e dos caminhos traçados para que produtos e marcas impactem os consumidores.

Então, se você gostou deste conteúdo, certamente vai querer conferir este: Clássicos dos anos 90 para assistir de graça 

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsUêba - Os Melhores Links