Crítica: Um Lugar Silencioso – Dia Um | Uma franquia que ainda tem histórias para contar
Críticas

Crítica: Um Lugar Silencioso – Dia Um | Uma franquia que ainda tem histórias para contar

um lugar silencioso dia um

É verdade que substituir John Krasinski na direção deste Um Lugar Silencioso – Dia Um era uma tarefa complicada para Michael Sarnoski, do excelente Pig – A Vingança. Contudo, ele já se mostrou um dos nomes mais promissores de sua geração, sabendo trabalhar com pouco orçamento e tirando atuações genuínas do elenco.

Aqui, há um fiapo de história que cairia no terreno comum. Não fosse uma sacada do roteiro – de de Krasinski, Sarnoski e Bryan Woods – que dá uma camada de sofrimento para a personagem de Samira (vivida com excelência, fisicalidade e olhares vívidos por Lupita Nyong’o), antes mesmo dos alienígenas chegarem na Terra, pois ela está com câncer em fase terminal.

O espectador não tem mais a questão do ‘ineditismo’ para se apoiar, pois conhecemos o ponto fraco e o design dos monstros (e aqui eles aparecem em demasia). Partiremos então para a instalação do caos, com pontes sendo destruídas para tentar isolar os bichos, e para a apresentação da já citada Samira, de Eric (vivido por Joseph Quinn) e outros.

Um Lugar Silencioso – Dia Um e a escolha perfeita de Nova York como foco central

Ainda falando na construção da dupla principal, ela mostra que, mesmo à beira da morte, a tendência do ser humano em situações extremas é sobreviver. Já ele surge como uma ‘pedra no sapato’ da mulher, mas constrói-se uma química baseada na inteligência e perspicácia de ambos.

Indo agora para a questão das locações, ter Nova York, uma das cidades mais barulhentas do mundo, como foco central da trama foi algo genial. Ao mesmo tempo, aquelas feridas não cicatrizadas do 11 de setembro transpassam por aqui em trechos pontuais, como se quisessem explicar para o mundo que ninguém se recupera de cenários tão desoladores e brutais.

Por fim, apesar de alguns jump scares que fazem Um Lugar Silencioso – Dia Um se distanciar um pouco dos dois primeiros, o tratamento na mixagem e edição de som seguem excelentes. Veja na maior tela possível e com o som mais extraordinário que houver nas salas de sua cidade. Que venha o próximo capítulo!

Um Lugar Silencioso - Dia Um

Onde assistir Um Lugar Silencioso – Dia Um?

  • O filme está nos cinemas de todo país.

Sinopse de Um Lugar Silencioso – Dia Um

Uma mulher fica presa na cidade de Nova York durante os estágios iniciais de uma invasão por criaturas alienígenas com audição ultrassensível.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★

Título Original: A Quiet Place: Day One
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos | Reino Unido)
Dir: Michael Sarnoski

Elenco: Lupita Nyong’o, Joseph Quinn, Alex Wolff, Djimon Hounsou, Thara Schoon, Thea Butler, Alfie Todd, Elijah Ungvary

Confira outras resenhas AQUI!

Você não pode copiar o conteúdo desta página