Timecop – O Guardião do Tempo | Vale a pena assistir?

Apesar de estar meio esquecido no meio de tantas coisas piores da carreira de Van Damme, Timecop – O Guardião do Tempo segue sendo um de seus principais sucessos de bilheteria. Dirigido por Peter Hyams (Morte Súbita, também estrelada pelo astro belga), fez US$ 101 milhões contra US$ 27 milhões de orçamento. Mas será que essa ação disfarçada de ficção científica vale a pena, mesmo após 31 anos de seu lançamento? É o que veremos.

Baseado em uma HQ da Dark Horse Comics, criada por Mark Verheiden (que também foi o roteirista do longa), traz um escopo mais completo e complexo do que Soldado Universal, por exemplo. Comparativamente, esta obra tenta dialogar sobre a ganância das grandes corporações, que cresce independente dos meios e da época.

Temos o assassinato da esposa de Max Walker, um dos melhores agentes especiais da TEC e o início de uma jornada para capturar o senador Aaron McComb, que viaja no tempo e rouba dinheiro para financiar sua campanha para concorrer à presidência dos Estados Unidos. Parece um fiapo de roteiro? Realmente é. Contudo, para quem já conferiu Street Fighter, Welcome to the Jungle e tantos outros, sabe que Hyams está tirando ‘leite de pedra’ por aqui.

Timecop – O Guardião do Tempo e o ‘futuro’ em 2004

Vemos o futuro no ‘longínquo’ ano de 2004 e todas aquelas parafernálias que acreditavam que seria possível está lá. O design das máquinas que o fazem sair de uma década e ir para outras é quadradona – parecendo que estou jogando PS2 -, mas tem um ‘quê’ de qualidade, mesclada com nostalgia que acho interessante.

Mia Sara como a esposa, Gloria Reuben como a agente que auxilia Max – e, obviamente, não irão se entender no começo -, bem como Ron Silver como o vilão, fecham esse quebra cabeças. Um prato cheio para quem é fã de Van Damme ou para os que gostam daquela ação dos anos 1980/1990. Ganhou uma sequência que ninguém assistiu em 2003, protagonizada por Jason Scott Lee… mas não perca seu tempo com ela.

Ah… e não podemos nos esquecer da cena em que Van Damme quase é atropelado por um caminhão e de seu espacate na cozinha.

Timecop – O Guardião do Tempo

Onde assistir Timecop – O Guardião do Tempo?

Sinopse de Timecop – O Guardião do Tempo

Criminosos se aproveitam da evolução da tecnologia para cometerem novos delitos e viajam no tempo. Um novo tipo de policiamento é criado para garantir que a invenção não seja usada de maneira abusiva. O policial Max Walker, que trabalha nessa divisão, descobre que o político corrupto McComb quer usar a viagem no tempo para se tornar presidente. A perseguição começa quando o senador descobre que o policial esta em seu encalço para desmascara-lo.

Nota Cinema e Séries: ★★★

Título Original: Timecop
Ano Lançamento: 1994 (Estados Unidos | Japãp)
Dir: Peter Hyams

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Mia Sara, Ron Silver, Bruce McGill, Gloria Reuben, Scott Bellis, Jason Schombing, Scott Lawrence, Kenneth Welsh

Confira outras resenhas AQUI

Curiosidades sobre Timecop – O Guardião do Tempo

Sair da versão mobile