No gênero suspense, o mais importante não são os sustos em si, mas sim a criação de uma ambientação pesada, que faça o coração dos espectadores baterem rápido na maior parte do tempo. E é isso que a produção australiana ‘The Babadook’ consegue, principalmente por apenas sugerir determinadas sequências.
Mas além da técnica aprimoradíssima da diretora Jennifer Kent, o roteiro se aprofunda na questão psicológica dos personagens, pois, no fim das contas, aqueles são demônios enraizados dentro de cada um de nós – tanto que a cena final é de um simbolismo maravilhoso, que não convém dizer qual é.
A química perfeita entre Essie Davis e o garotinho Noah Wiseman só reforça a qualidade de todas as escolhas do projeto. A mãe afasta-se do filho por conta da depressão cada vez maior, já a criança, indefesa e excluída de um ciclo social mais estável, interioriza estes medos, criando os tais monstros que o perseguem à noite.
Mesmo após algum tempo da perder o marido, Amelia não superou a tragédia. Além disso, tem dificuldades para se aproximar do filho Samuel. O garoto tem medo de monstros e faz sua mãe verificar os armários todas as noites. Ao encontrar um estranho livro, algo na casa e na personalidade dessas pessoas mudam para pior.
Para se ver e rever, pois com toda certeza o espectador encontrará novos detalhes que enriquecerão o universo. Mesmo os clichês como o objeto jogado fora que volta ou o porão mal assombrado têm uma importância e estão ali com o propósito de te deixar com a ‘pulga atrás da orelha’ no final.
Título Original: The Babadook
Ano de Lançamento: 2014 (Austrália)
Dir: Jennifer Kent
Elenco: Essie Davis, Daniel Henshall, Tim Purcell, Tiffany Lyndall-Knight, Noah Wiseman, Benjamin Winspear, Cathy Adamek,• Adam Morgan
ORÇAMENTO: 2,5 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5
Por Éder de Oliveira