A Morte de Superman Lives: O que aconteceu?

superman lives

Dentro da indústria cinematográfica, existem diversas histórias e ‘lendas urbanas’ relacionadas às filmagens. Um sem número de exemplos poderiam ser colocados aqui, como é o caso de Chatô – O Rei do Brasil e seus 20 anos até o lançamento, Apocalipse Now e as extravagâncias de Coppola, Sem Destino e os vícios de Dennis Hooper. Mas hoje, abriremos o baú com o documentário A Morte de Superman Lives: O que aconteceu?

Superman Lives, ao contrário destes títulos acima, não viu a luz do dia simplesmente porque a Warner Bros. e seus executivos, com sucessivos fracassos como Steel – O Homem de Aço, Batman e Robin e Ameaça Subterrânea, só para citar alguns, engavetaram o projeto. Aliás, o primeiro roteiro, escrito por Kevin Smith e baseado na famosa HQ A Morte de Superman, poderia ser um dos maiores filmes-evento de todos os tempos, porém, Smith saiu e John Peters entrou, fazendo alterações bizarras e desagradando boa parte dos fãs que souberam dessa besteira (Superman não iria voar, Brainiac se fundiria com Lex Luthor e a cueca por cima das calças não existiria).

O legal nas entrevistas feitas por Jon Schnepp é notar uma certa vilanização em relação a produtores como John Peteres, que muitas vezes não entendem absolutamente nada do material original e acabam atrapalhando o trabalho daqueles que entendem.

Para o bem ou para o mal, as imagens de Nicolas Cage com a roupa do herói ou a feitura daquela bizarra armadura com diversas luzes piscando, só aguça a imaginação dos cinéfilos e dos fãs das HQs. Mas se há uma vasta conversa com Tim Burton, faltou ir atrás de Cage para saber sua opinião e suas frustrações com relação a este trabalho.

Ao vermos O Homem de Aço, lançado em 2013 e Batman vs Superman – A Origem da Justiça, notamos uma reinvenção de uma dezena de ideias pré estabelecidas no primeiro roteiro de Superman Lives, o que pode ser considerado uma espécie de homenagem não creditada ao finado projeto.

Se seria sucesso ou fracasso, ganharia continuações ou não e se Nicolas Cage seria um bom Clark Kent, isso ninguém saberá. Mas acredito que tenha sido melhor assim, pois poderemos imaginar qualquer coisa, até que a escolha de Cage foi totalmente acertada.

Título Original: The Death of “Superman Lives”: What Happened?
Ano Lançamento: 2015 (Estados Unidos)
Dir: Jon Schnepp
Elenco: Colleen Atwood, Dan Gilroy, Jon Peters, Kevin Smith, Lorenzo di Bonaventura, Rick Heinrichs, Steve Johnson, Tim Burton, Grant Morrison, Michael Anthony

ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5

Por Éder de Oliveira

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net