O road movie é um sub-gênero que já nos presenteou com um sem número de excelentes títulos como Pequena Miss Sunshine, Sem Destino, Thelma & Louise, Na Natureza Selvagem e tantos outros. E o diretor Mauro D’Addio resolveu se arriscar neste terreno logo em seu primeiro longa metragem, intitulado Sobre Rodas.
Com duração de apenas 72 minutos, o roteiro não perde tempo e já nos mostra os motivos que colocaram Lucas numa cadeira de rodas. Mas calma, ninguém aqui é tratado como coitado… muito pelo contrário, já que a intenção aqui é provar que todos somos iguais e passamos por medos, alegrias, frustrações e sucessos, ou seja, D’Addio tem a preocupação de normalizar o que já deveria ser normal.
E se existe uma crítica social embutida em relação às dificuldades de mobilidade social ou mesmo bullying na escola (e também quando vemos uma polícia pouco preocupada e sem nenhum recurso), há um grau de liberdade impressionante quando Lucas e Laís saem, sozinhos, para a tal viagem.
Os talentosos Cauã Martins e Lara Boldorini vivem os protagonistas e mesmo que a química entre eles seja instantânea, há certos diálogos pouco naturais e que, por vezes, são incompreensíveis por serem ditos de maneira muito apressada.
Ao priorizar detalhes do interior do país em sua fotografia e inserir uma edição esperta e com boa interação visual, D’Addio trás alento e um desfecho corajoso e honesto. Sobre Rodas tem qualidades para emocionar o público, basta os espectadores darem uma chance a ele.
Sinopse de Sobre Rodas:
Dois jovens estudantes conseguem criar uma máquina de viagem no tempo e quando um tiroteio acaba tirando a vida de uma pessoa próxima a eles, precisarão utilizar o novo aparelho para recolocar as coisas no lugar. Mas aquilo não será tão fácil quanto imaginavam.
Título Original: Sobre Rodas
Ano Lançamento: 2019 (Brasil)
Dir: Mauro D’Addio
Elenco: Cauã Martins, Lara Boldorini, Georgina Castro, Arthur Kohl
ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,0
- Confira outras críticas no Cinema e Pipoca!