Crítica: Sob as Águas do Sena | Sangue, mortes e discussão sobre meio ambiente
Críticas

Crítica: Sob as Águas do Sena | Sangue, mortes e discussão sobre meio ambiente

Sob as Aguas do Sena topo

Xavier Gens é um diretor que trabalha muito bem a violência gráfica em seus filmes. Foi assim com o ótimo A Fronteira, o péssimo Exorcismos e Demônios e este mediano Sob as Águas do Sena. Estrelado por Bérénice Bejo e o insosso Nassim Lyes, o longa metragem é esquizofrênico, pois traz crítica social no primeiro ato e depois esquece tudo para nos presentear com um banho de sangue.

Não há como negar que precisamos, urgentemente, repensar nossas atitudes em relação ao meio ambiente. E o roteiro de Olivier Torres, Xavier Gens e Yannick Dahan constroem isso com uma tomada debaixo d’água que tira o fôlego. As referências claras vão para Tubarão e até outras obras contemporâneas, como Águas Rasas, por exemplo.

O que o torna diferente? Bem, primeiramente é colocar o bichão em águas doces e, em seguida, moldar todo o plote linkando com as Olimpíadas, que acontecerão em breve, lá em Paris. Dito isso, se você for sem qualquer pretensão, poderá se divertir.

Sob as Águas do Sena e seu desfecho surpreendente

É possível notar que o projeto teve orçamento modesto quando olhamos para os efeitos especiais – principalmente quando há explosões na água. Godzilla – Minus One já mostrou que é possível, mas nem todos têm o talento da equipe oriental, não é mesmo?

Enfim, tudo que é necessário para esse tipo de projeto tem um ‘check’, ou seja:

  • protagonista traumatizada pelo passado: check
  • alguma figura de poder indo contra as falas científicas: check
  • pessoas sendo devoradas das mais diversas formas: check
  • plano incrível: check

A única coisa que me surpreendeu em Sob as Águas do Sena foi o desfecho, que até abre espaço para uma sequência, mas que sai da zona de conforto, gerando um pontinho de pessimismo, caso continuemos de braços cruzados para os alertas que o planeta tem nos dado.

Sob as Águas do Sena
Sob as Águas do Sena

Onde assistir Sob as Águas do Sena?

  • O filme está na Netflix.

Sinopse de Sob as Águas do Sena

Sophia, uma cientista, descobre com Mika, uma jovem ativista ambiental, que um grande tubarão está nadando nas profundezas do rio. Para evitar um banho de sangue no coração da cidade, eles não têm escolha a não ser unir forças com Adil, o comandante da polícia do rio Sena.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★

Título Original: Sous La Seine
Ano Lançamento: 2024 (França | Estados Unidos)
Dir: Xavier Gens

Elenco: Berenice Bejo, Nassim Lyes, Aksel Ustun, Anais Parello, Anne Marivin, Aurélia Petit, Iván González

Confira outras resenhas AQUI!

Você não pode copiar o conteúdo desta página