Pular para o conteúdo
home » Notícias » Cine Ceará: Alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante aprendem a fazer cinema

Cine Ceará: Alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante aprendem a fazer cinema

Estudantes de escolas públicas terão uma experiência única e educativa, adentrando o mundo do Cinema de Animação através de oficinas promovidas pelo Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Com lápis, papel e muita imaginação, cerca de 80 crianças a partir de 12 anos terão a chance de aprender sobre produção cinematográfica e criar seus próprios curtas-metragens.

As oficinas serão ministradas pelo professor e cineasta Telmo Carvalho, em parceria com o Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e com a Cegás, em Fortaleza. Em São Gonçalo do Amarante, as atividades acontecerão entre os dias 13 e 15 de março, na Associação das Famílias do Pecém (ASFAP), com turmas pela manhã e à tarde. Já em Fortaleza, serão realizadas duas turmas de oficinas, de 20 a 22 de março, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema, no bairro José de Alencar (EEMTI Iracema).

São Gonçalo do Amarante
Alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante aprendem a fazer cinema

Mais detalhes sobre as oficinas oferecidas em escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante

Durante as oficinas, que terão duração de 9 horas cada, os alunos serão introduzidos à história da animação e aprenderão sobre técnicas e equipamentos básicos utilizados na produção cinematográfica. A parte prática consistirá na criação de um curta-metragem de animação, desde a concepção do roteiro até a produção dos personagens e cenários, resultando em um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante receberá uma cópia do filme produzido, o making of e um certificado de conclusão da atividade.

Os temas dos curtas produzidos abordarão questões relevantes, como tecnologia, meio ambiente, energia renovável e cultura local. A iniciativa faz parte do projeto de formação do 33º Cine Ceará, realizado em 2023, e busca promover o acesso à cultura e estimular a criatividade e o aprendizado por meio do cinema.

A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. A promoção é do Sistema Verdes Mares, com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Cegás, Complexo do Pecém, Banco do Nordeste e Governo Federal, além de patrocínios Vip da Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá, e patrocínio Master pela Lei Rouanet e Itaú.

Confira mais notícias clicando AQUI.

Você não pode copiar o conteúdo desta página