Franquias

Rambo, a franquia do exército de um homem só!

A Franquia Rambo deixou Sylvester Stallone rico (mas não só ela, pois neste meio tempo estava Rocky). Mas, apesar do personagem abrir as portas para o cinema ‘brucutu’, há muito a falar sobre as épocas de lançamento dos filmes e, além disso, sobre como a sociedade mudou.

Rambo – Programado para Matar foi lançado nos cinemas em 1982 e dirigido por Ted Kotcheff. Conta a história de John Rambo, um veterano da guerra do Vietnã, preso injustamente pelo xerife Teasle. Logo depois de ser torturado, consegue fugir e começa uma vingança descontrolada contra cada um dos que o maltrataram.

Em um primeiro momento o desfecho do filme mostraria Rambo se matando (ainda chegaram a filmar outro final, onde o protagonista seria preso). No fim, o deixaram vivo! Foi orçado em 15 milhões de dólares e arrecadou pelo mundo mais de 125 milhões de dólares.

Aqui, a sociedade norte-americana ainda saia da Guerra do Vietnã e muitas feridas estavam expostas. Ou seja, precisavam de um herói ou de um personagem que mostrasse as dores desses vários soldados que não receberam o devido cuidado de seu país. A carga mais dramática invade o cerne dessa questão, tanto que o desfecho do livro poderia desencadear algo ainda pior.

A franquia Rambo chega ao ‘exército de um homem só’

Três anos depois e com uma fama muito maior, o ator voltaria a interpretá-lo em Rambo II – A Missão, dirigido por George Cosmatos. Agora mais super heroico e menos vulnerável fisicamente, ele – que se encontra em uma penitenciária – terá que participar de uma missão suicida e resgatar prisioneiros norte-americanos no sudeste asiático para ser perdoado. A coisa se complica quando é deixado no campo inimigo, já que o governo não estava interessado em gastar dinheiro pelos resgates.

Foi roteirizado pelo próprio Stallone e por ninguém menos que James Cameron. Orçado em 44 milhões de dólares, faturou pouco mais de 300 milhões ao redor do mundo.

Na criação do roteiro, surgiu a idéia de Rambo ter um parceiro que seria interpretado por John Travolta, mas logo isso foi descartado. O projeto foi um dos três filmes mais bem sucedidos daquele ano ao lado de De Volta para o Futuro e Rocky 4. Apesar do sucesso comercial, recebeu severas críticas e venceu o Golden Raspberry Awards de Pior Filme. Em contrapartida recebeu a indicação da Academia na categoria Melhor Som.

Aqui no Brasil, enquanto o primeiro episódio da cine-série era transmitido pelo SBT no Cinema em Casa, a Rede Globo rebatia com Rambo II – A Missão. Tudo no mesmo dia.

Mais três anos e eis que Rambo III entra em cartaz nos cinemas. Vemos John tentando se livrar de todo sofrimento e angústia do passado, indo para um templo budista. Mas o Coronel Trautman é capturado por rebeldes soviéticos e novamente o combate está armado.

rambo3

Segundo o Livro dos Recordes, este é um dos filmes mais violentos já feitos – são vistos 108 mortes e 202 atos de violência. Inicialmente o diretor seria Russell Mulcahy, mas devido a diferenças criativas foi substituído por Peter MacDonald.

Faturou nada menos que 150 milhões de dólares, para um orçamento de 65 milhões.

Rambo, a franquia ressurge

Com a ressurreição de Stallone em Rocky Balboa, eis que Rambo 4 estréia nos cinemas em 2008 e com uma contagem de corpos ainda maior do que o anterior – para ser exato foram 236 mortes.

O astro dirige pela primeira vez um projeto do ex-combatente de guerra e escolhe Julie Benz para ser uma das atrizes principais pois adorava suas participações no seriado Dexter. James Brolin havia sido contratado para o papel do Coronel Trautman, já que Richard Crenna falecera anos antes, mas foi retirado no corte final do roteiro.

John Rambo mora em um local afastado do mundo, perto da Birmânia, onde há quase 60 anos ocorre uma guerra civil. Ele tenta levar a vida da maneira mais calma possível, mas um grupo de missionário o procura pedindo ajuda para subir o rio e levar alimentos e remédios para os civis. Eis que uma guerra é travada e os tais missionários sequestrados pelos guerrilheiros.

Orçado em 50 milhões de dólares, arrecadou pelo mundo 113 milhões de dólares.

Neste meio tempo houve espaço para criarem jogos do personagem para diversos consoles, como Rambo The Video Game, uma série animada e diversos bonecos que faziam a alegria da molecada na época.

E aí, o que acha de Rambo, a franquia? Qual dos quatro filmes é o seu favorito?

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile