Curtas que destacam o protagonismo feminino na Cinemateca
O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo continua celebrando sua trajetória de 35 anos com exibições mensais gratuitas, com projetos que destacam o protagonismo feminino na Cinemateca.
Em abril, o público poderá assistir ao programa Evas, Damas e Estrelas, uma seleção especial de curtas que exaltam o protagonismo feminino e abordam diferentes aspectos da experiência da mulher brasileira.
Programação de curtas que destacam protagonismo feminino na Cinemateca
A sessão acontece ao ar livre no dia 23 de abril (quarta-feira), às 20h, na tela externa da Cinemateca, localizada na Vila Mariana. A programação reúne três curtas-metragens produzidos em São Paulo, Paraíba e Rio de Janeiro, com histórias comoventes e potentes: uma garota que sonha em conhecer sua grande ídola; uma mãe tentando reatar a relação com o filho após 15 anos; e uma prostituta, interpretada por Fernanda Montenegro, que acorda decidida a morrer. Os filmes selecionados são: Estrelas de um Só Hit, de Luisa Guarnieri; Adão, Eva e o Fruto Proibido, de R.B. Lima; e A Dama do Estácio, de Eduardo Ades.
A entrada é gratuita, e em caso de chuva, a sessão será transferida para a sala Oscarito, dentro da própria Cinemateca. Neste cenário, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início, e a lotação seguirá a capacidade do espaço, por ordem de chegada. O evento é uma excelente oportunidade para quem deseja vivenciar o cinema brasileiro em suas formas mais criativas, sensíveis e plurais, em uma atmosfera culturalmente rica e acessível.
Já com data marcada, a próxima exibição da Kinoteca acontece no dia 28 de maio, mantendo o compromisso de democratizar o acesso ao curta-metragem nacional e valorizar obras que refletem nossa diversidade social, cultural e artística. O projeto é um convite para mergulhar em narrativas impactantes e descobrir novos olhares sobre o Brasil através da tela grande.