Em seu novo suspense, o diretor Denis Villeneuve (‘Incêndios’) pega emprestado várias nuances de outras obras como ‘Sobre Meninos e Lobos’ ou mesmo ‘Seven – Os Sete Crimes Capitais’. E o que poderia ser um ‘tiro no pé’, acaba por transformar tal ambientação em um emaranhado de emoções e sensações que por vezes faz o espectador se esquecer da atual e burocrática Hollywood.
A escolha dos protagonistas é outro achado, já que Hugh Jackman (‘X-Men – O Filme’) tem nova oportunidade de mostrar seu talento dramático – e manda muito bem – e Jake Gyllenhaal, volta a ser tão convincente quanto foi em ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ e utiliza minimalismos como alguns cacoetes para demonstrar o peso que seu personagem carrega.
Ao deixar de lado o formato padrão, ou seja, ou vemos o sofrimento do pai de família ou a busca incessante do policial pelo criminoso e focar-se num balanceamento destas duas narrativas, Villeneuve transforma ‘Os Suspeitos’ em um clímax constante e que martela na cabeça do espectador até que ponto conseguimos nos manter focados em nossos valores e princípios morais?
No dia de Ação de Graças, duas famílias vizinhas se reúnem para comemorarem a data. Porém, as duas garotinhas caçulas somem, fazendo com que o desespero tome conta de todos. Um jovem é preso, mas sem provas, acaba solto e agora Keller Dover, o pai de uma das garotas resolve fazer justiça com as próprias mãos.
Paul Dano (‘Pequena Miss Sunshine’) e Terrence Howard (‘Ritmo de um Sonho’) fazem o filme crescer todas as vezes que aparecem e é por essas e outras questões que ‘Os Suspeitos’ foi aclamado em diversos festivais do mundo e considerado por muitos críticos um dos melhores filmes do ano. Excelente presente de final de ano a todos os cinéfilos.
Título Original: Prisoners
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Denis Villeneuve
Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano
ORÇAMENTO: 46 Milhões de Dólares
NOTA: 9,0