Crítica: O Menu | Impactante drama com um elenco de peso

0

O Menu é um projeto dirigido por Mark Mylod, um cara que tem em seu currículo grandes obras, como: Entourage, Once Upon a Time, alguns episódios de Game of Thrones e Succession. E talvez, este longa metragem tenha traços leves de cada um deles, mas com uma personalidade própria que, apesar de não ‘reinventar a roda’, nos deixa com diversos questionamentos quando os créditos finais sobem.

Diferentemente, por exemplo, do ótimo O Animal Cordial, com Murilo Benício, que também se passa em um restaurante e é um suspense com críticas sociais pesadas, este lida com a alta classe, seus maneirismos e a forma com que muitas estrelas – seja na música, na gastronomia, no futebol e etc. – tendem a se perder no meio dos luxos e das bajulações e perdem todo amor de outrora.

Mylod é sagaz ao se escorar no trio principal, formado por Anya Taylor-Joy (sua personagem foi convidada de última hora), Ralph Fiennes (é o chef daquele restaurante) e Nicholas Hoult (um puxa-saco de primeira do chef)… e todos estão perfeitos. Contudo, alguns coadjuvantes, como o trio de empresários, precisava de um escopo maior para nos importarmos com eles.

O Menu: atmosfera, embates e o amor pelo que faz

O espectador terá um mix interessante de emoções, pois a atmosfera é cada vez mais incômoda, mas há possibilidade como não ficar boquiaberto em cada take dos pratos. Fique atento aos embates entre Margor e Tyler e aos trejeitos do Chef Slowik que apesar de ser rígido e prepotente, busca a paixão pela profissão, que foi perdido ao longo dos anos.

O Menu revela os privilégios absolutos de um porcentagem diminuta da população que, por vezes, está ali por status e nada mais. Desta forma, vamos rir da excentricidade e dos maneirismos absurdos daqueles que esbanjam, esnobam, mas que, no fundo, têm um grande vazio na alma.

o menu
Pôster: O Menu

Onde assistir O Menu?

Assista ao filme no Star+

Sinopse de O Menu

Um jovem casal viaja para uma ilha remota para comer em um restaurante exclusivo onde o chef preparou um cardápio farto, com algumas surpresas chocantes.

Nota Cinema e Séries: ★★★★½

Título Original: The Menu
Ano Lançamento: 2022 (Estados Unidos)
Dir: Mark Mylod

Elenco: Ralph Fiennes, Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult, Hong Chau, John Leguizamo, Aimee Carrero, Janet McTeer