O LIVRO DE ELI
Que o cinema e os espectadores adoram o sub-gênero fim do mundo todos já sabem, pois ultimamente tivemos exemplos de sobra que provam isso, que o digam ‘2012’, ‘Zumbilândia’, ‘9 – A Salvação’ e outros. Para o bem ou para o mal, essas produções mexem com toda parte religiosa e mitológica, além de trazerem no pacote, efeitos especiais espetaculares e a redenção da nossa própria raça (será que merecemos uma segunda chance?).
‘O Livro de Eli’ soma outro título à lista e mesmo não trazendo nada de inovador, é um entretenimento divertido, tendo até um debate (mesmo que muito superficial), sobre como o fanatismo religioso pode afetar as pessoas, que por vezes, são usadas como alicerce para o enriquecimento e fortalecimento de terceiros.
Denzel Washington (‘Chamas da Vingança’) constrói seu personagem otimamente, com postura e agilidade nos momentos de ação. Outro bastante à vontade é Gary Oldman (‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’), que dá a Carnegie uma excentricidade curiosa.
O início sutil e silencioso se perde numa profusão de diálogos dispensáveis no terço final, os capangas são terrivelmente grosseiros e a perseguição pela estrada parece desconectada do restante da obra. A moça em perigo da vez é Mila Kunis (‘Mx Payne’) e apesar de bonita, falta timming na hora de atuar.
30 anos após o fim de uma guerra que desolou a Terra, um viajante solitário caminha pela paisagem ‘excêntrica’, lutando nesta nova atmosfera sem lei. Eli é um guerreiro que tem como objetivo, levar o tal livro do título para um local que nem ele sabe direito onde é. Mas guiado pela fé, crê que chegará em seu destino e passará por cima de todos para isso.
A fotografia cinzenta é ótima para estabelecer a atmosfera pós-apocaliptica e as referências de outros filmes como ‘Mad Max’ ou os faroestes dos anos 50 estão escancarados para quem quiser ver. ‘O Livro de Eli’ não ofende e os Irmãos Hughes nos fazem esquecer daquela besteira intitulada ‘Do Inferno’. Um belo passo adiante!
Título Original: The Book of Eli
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir.: Albert Hughes e Allen Hughes
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Evan Jones, Joe Pingue
ORÇAMENTO: 80 Milhões de Dólares
5 comments