O Homem de Palha, clássico do terror!
A década de 1970 foi recheada de excelentes filmes de terror/suspense como os conhecidíssimos O Exorcista, Alien – O 8º Passageiro e O Massacre da Serra Elétrica, só para citar alguns. Mas O Homem de Palha é, ainda hoje, um projeto que corre pelas beiradas e merece ser descoberto por muitos, já que trata de um tema extremamente atual e tem na direção de Robin Hardy um dos grandes êxitos.
O roteiro dá o mínimo de pistas tanto para o protagonista quanto para o espectador e vamos desvendando o mistério do desaparecimento da garotinha aos poucos, com a apresentação sutil da tal ilha e de seus moradores (que, logo no início, espreitam o policial de suas janelas) e uma construção minimalista da cultura, das músicas e rituais. Aliás, estes rituais estão sempre louvando o ato e os órgãos sexuais, como uma crítica severa a este tabu presente em boa parte das religiões – e se hoje já choca, imagina quando foi lançado.
É por essas e outras que a batalha interna do Sargento Howie, intepretado por Edward Woodward, em relação a sua fé e às dúvidas que começa a ter funcionam, sem contar que o antagonismo do sempre excelente Christopher Lee e o diálogo de seus personagens sobre Jesus é um soco no estômago. Mesmo assim, Britt Ekland, a Willow, está longe de ser boa atriz e certas situações, como aquela no terço final, dentro do quarto onde o protagonista dormia, me pareceu facilitadora para as pretensões de Howie.
O Homem de Palha quebra expectativas, insere doses de tensão em plena luz do dia – e funcionam bem – conta com uma trilha sonora enervante e o terceiro ato lotado de viradas e surpresas. Não seria besteira dizer que o título pode ser considerado um dos 10 maiores do período e que está mais atual do que nunca!
Sinopse de O Homem de Palha:
O sargento Neil Howie chega a uma ilha para investigar o desaparecimento de uma garota, mas os moradores do local, incluindo a mãe da menina, não parecem querer colaborar e negam que ela exista. E para piorar, ele descobre uma comunidade pagã que vai contra tudo aquilo que acredita.
Título Original: The Wicker Man
Ano Lançamento: 1973 (Reino Unido)
Dir: Robin Hardy
Elenco: Edward Woodward, Christopher Lee, Diane Cilento, Ingrid Pitt, Britt Ekland
ORÇAMENTO: 810 Mil Dólares
NOTA: 7,5
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.