Críticas

Predador – Terras Selvagens | Resenha | Vale a pena assistir?

Quando terminei de assistir Predador – A Caçada, fiquei empolgado, pois o diretor Dan Trachtenberg, havia conseguido expandir aquele universo e trazer personagens cativantes, como há tempos não acontecia na franquia. Qual foi minha surpresa ao descobrir que ele mesmo comandaria Predador – Terras Selvagens e que, desta vez, o protagonista seria um desses alienígenas.

Se formos inserir Alien vs. Predador, essa é a sétima incursão do bichão nos cinemas. E todos os US$ 105 milhões do orçamento podem ser vistos, não só nas sequências de ação, mas também na criação de um planeta hostil (com plantas que explodem ou soltam espinhos paralisantes) e com criaturas gigantescas – os primeiros minutos são realmente de encher os olhos, com um embate que poderia ser usada como algo dramático e emocional.

Ao contrário dos projetos anteriores, Dek não é o caçador, mas sim a caça, pois é fisicamente mais fraco e menor que os demais de sua raça. Dito isso… Trachtenberg joga essas possibilidades no lixo e criar uma ação das mais genéricas – minha esposa comentou: ‘parece que estou assistindo aos filmes do Transformers‘. E ela não está errada.

Predador – Terras Selvagens tem Elle Fanning e bichinhos fofinhos

Lá pelas tantas, uma sintética chamada Thia – interpretada por Elle Fanning (Super 8) – que está presa, surge e diz que, se ele soltá-la, poderá ajudá-lo. Essa é a piscadela da saga para inserir algo de Alien na história e, a partir disso, a Disney ‘mostra suas garras’ e suaviza absolutamente tudo que já vimos na franquia – e eu quero compreender como, com essa falta de coragem, eles vão montar um embate entre Alien e Predador.

Sabe aquela brutalidade presente na obra de 1987? Esqueça. Teremos um alívio cômico irritante e bichinhos fofinhos – achei que estivesse vendo Pokémon, em algumas passagens. E é incompreensível como boa parte dos vilões acabam deixando de ser vilões para tornarem-se heróis. Predador é vilão, assim como Malévola é vilã, Venom é vilão… principalmente se você tem um roteiro ‘meia-boca’ nas mãos. Deixa como está, porque nem todo mundo é James Cameron e tem um Exterminador do Futuro 2 para chamar de seu.

Do meio para o final, as cenas de luta são tão picotadas que, muitas vezes, você não entende o que está acontecendo e, por fim, a obra se encerra com uma espécie de Guardiões da Galáxia indigesto, ou seja, uma trupe esquisitona se juntando para viajar pelo universo.

Onde assistir Predador - Terras Selvagens
Onde assistir Predador – Terras Selvagens

Onde assistir Predador – Terras Selvagens?

Sinopse de Predador – Terras Selvagens:

Um cientista brilhante, mas egocêntrico, dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que acaba levando à destruição do criador e de sua trágica criação.

Nota: ★★

Título Original: Predator – Badlands
Ano Lançamento: 2025 (EUA)
Dir.: Dan Trachtenberg
Elenco: Elle Fanning, Dimitrius Schuster-Koloamatangi, Mike Homik, Rohinal Nayaran, Reuben De Jong, Cameron Brown, Stefan Grube

Curiosidades de Predador – Terras Selvagens

Dek é o primeiro Predador nomeado oficialmente na franquia e também o primeiro Predador protagonista de um filme.

Dimitrius Schuster-Koloamatangi interpreta Dek e também faz o papel do pai dele, Njohrr.

Thia e Tessa pertencem à Divisão de Armas Biológicas da Weyland-Yutani, a mesma responsável por capturar e estudar Xenomorfos na franquia Alien.

A trilha sonora do trailer de Predador – Terras Selvagens é executada pela banda de folk metal mongol The Hu.

Predador – Terras Selvagens não apresenta nenhum personagem humano – todos os protagonistas são alienígenas ou sintéticos.

Um crânio de Harvester do filme Independence Day (1996) aparece na parede de troféus dos Predadores.

O famoso slogan “Building Better Worlds”, da Weyland-Yutani, é exibido no filme, sendo o mesmo visto em Aliens (1986).

O diretor Dan Trachtenberg descreveu Dek como o “pequeno do grupo”, um Predador franzino, mas determinado a provar seu valor.

Trachtenberg revelou que sonha em ver um jogo de mundo aberto de Predador, no estilo Uncharted ou Assassin’s Creed.

O diretor também foi o responsável por Predador – Assassino de Assassinos (2025).

Predador – Terras Selvagens não é uma sequência direta de Predador – A Caçada (2022), mas se passa no mesmo universo.

O filme é ambientado no planeta natal dos Predadores (Yautja Prime) e introduz uma língua Yautja completa, criada por Paul R. Frommer, o mesmo linguista de Avatar (2009).

A língua Yautja também foi expandida por Britton Watkins, com tradução até para os símbolos nas armas e runas dos Predadores.

Um quadrinho prelúdio de Predador – Terras Selvagens, escrito por Ethan Sacks e ilustrado por Elvin Ching, será publicado pela Marvel Comics em novembro de 2025.

Trachtenberg buscou conectar sutilmente os universos de Alien e Predator, evitando o estilo “batalha de franquias” de AVP.

Originalmente, Dek seria cego, usando uma máscara especial para enxergar, mas isso foi alterado para tornar o personagem mais emocional e vulnerável.

Este é o segundo filme da franquia principal que não se passa na Terra (o primeiro foi Predadores, de 2010).

O diretor citou influências de clássicos como Tubarão (1975), O Exterminador do Futuro 2 (1991), Mad Max 2 (1981) e Conan, o Bárbaro (1982) na construção do tom do filme.

O longa apresenta efeitos visuais em quase todas as cenas — apenas 10 a 15 tomadas são livres de VFX, tornando-o o projeto mais ambicioso do diretor.

O filme começa com uma entrada do “Código Yautja”, o código de honra dos clãs Predadores.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net