Nação Zumbi – No Movimento das Marés no Canal Brasil
A trajetória da lendária banda pernambucana Nação Zumbi vai ganhar as telas a partir desta sexta-feira, 18 de julho, às 19h30, com a estreia da série documental Nação Zumbi – No Movimento das Marés, no Canal Brasil.
Dividida em quatro episódios de 25 minutos, a produção dirigida por Aquiles Lopes e Leo Crivellare revisita o nascimento do Manguebeat, a ascensão meteórica liderada por Chico Science e os 30 anos de reinvenção constante de uma das bandas mais importantes do país.
Depoimentos para a série Nação Zumbi – No Movimento das Marés
Gravada em cidades como Recife, Olinda, São Paulo e Rio de Janeiro, a série traz depoimentos de integrantes e ex-integrantes da NZ, além de músicos, produtores e jornalistas que viveram de perto esse movimento que sacudiu o Brasil nos anos 1990. Nomes como Marcelo D2, Frejat, Edgard Scandurra, Charles Gavin e Lorena Calábria compartilham suas memórias e visões sobre a força e a originalidade da Nação Zumbi, que até hoje carrega frescor e potência artística.
Todos os episódios, dias e horários de Nação Zumbi – No Movimento das Marés no Canal Brasil
O primeiro episódio, “Hoje, Amanhã e Depois”, mostra a turnê pela Europa em 2017 e a gravação no estúdio Abbey Road, em Londres, famoso por produzir discos de bandas como The Beatles, Pink Floyd, Radiohead e Oasis; relata o surgimento da banda junto ao Manifesto Manguebeat, em Recife; o primeiro contrato com uma gravadora; e a explosão do sucesso a partir de shows, festivais e entrevistas em programas de televisão. Os integrantes também relembram a perda de Chico Science em um acidente no ano de 1997.
O segundo episódio de Nação Zumbi – No Movimento das Marés, “Um Sonho”, conta sobre o retorno da banda pós Chico; os álbuns seguintes como o “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007), “NZ” (2014) e “Radiola NZ” (2017); e aborda como a individualidade de cada integrante como instrumentista foi mais explorada.
Dois últimos episódios de Nação Zumbi – No Movimento das Marés
O terceiro episódio, “Foi de Amor”, explica o trabalho de composição da Nação Zumbi e a influência de Pernambuco nas músicas da NZ, o que gerou uma diversidade de ritmos e parcerias ao longo desses 30 anos. Integrantes da banda também descrevem a história curiosa do grupo Los Sebosos Postizos, que interpreta Jorge Ben Jor e é formado Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Gustavo da Lua (percussão), integrantes da Nação Zumbi, além de Carlos Trilha (teclados), Pedro Baby e Lello Bezerra (guitarras) e Vicente Machado (bateria).
No quarto e último episódio os integrantes relembram como a música surgiu na vida de cada um e quando começaram a aprendê-la de forma profissional. Entrevistas com músicos e pesquisadores também refletem sobre o estilo da banda Nação Zumbi em meio à geração dos anos 1990.
Cada episódio de Nação Zumbi – No Movimento Das Marés será exibido semanalmente, todas às sextas, às 19h30.