Nação Zumbi – No Movimento das Marés no Canal Brasil

Marcelo D2

A trajetória da lendária banda pernambucana Nação Zumbi vai ganhar as telas a partir desta sexta-feira, 18 de julho, às 19h30, com a estreia da série documental Nação Zumbi – No Movimento das Marés, no Canal Brasil.

Dividida em quatro episódios de 25 minutos, a produção dirigida por Aquiles Lopes e Leo Crivellare revisita o nascimento do Manguebeat, a ascensão meteórica liderada por Chico Science e os 30 anos de reinvenção constante de uma das bandas mais importantes do país.

Depoimentos para a série Nação Zumbi – No Movimento das Marés

Gravada em cidades como Recife, Olinda, São Paulo e Rio de Janeiro, a série traz depoimentos de integrantes e ex-integrantes da NZ, além de músicos, produtores e jornalistas que viveram de perto esse movimento que sacudiu o Brasil nos anos 1990. Nomes como Marcelo D2, Frejat, Edgard Scandurra, Charles Gavin e Lorena Calábria compartilham suas memórias e visões sobre a força e a originalidade da Nação Zumbi, que até hoje carrega frescor e potência artística.

Todos os episódios, dias e horários de Nação Zumbi – No Movimento das Marés no Canal Brasil

O primeiro episódio, “Hoje, Amanhã e Depois”, mostra a turnê pela Europa em 2017 e a gravação no estúdio Abbey Road, em Londres, famoso por produzir discos de bandas como The Beatles, Pink Floyd, Radiohead e Oasis; relata o surgimento da banda junto ao Manifesto Manguebeat, em Recife; o primeiro contrato com uma gravadora; e a explosão do sucesso a partir de shows, festivais e entrevistas em programas de televisão. Os integrantes também relembram a perda de Chico Science em um acidente no ano de 1997.

O segundo episódio de Nação Zumbi – No Movimento das Marés, “Um Sonho”, conta sobre o retorno da banda pós Chico; os álbuns seguintes como o “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007), “NZ” (2014) e “Radiola NZ” (2017); e aborda como a individualidade de cada integrante como instrumentista foi mais explorada.

Nação Zumbi - No Movimento das Marés
Nação Zumbi – No Movimento das Marés

Dois últimos episódios de Nação Zumbi – No Movimento das Marés

O terceiro episódio, “Foi de Amor”, explica o trabalho de composição da Nação Zumbi e a influência de Pernambuco nas músicas da NZ, o que gerou uma diversidade de ritmos e parcerias ao longo desses 30 anos. Integrantes da banda também descrevem a história curiosa do grupo Los Sebosos Postizos, que interpreta Jorge Ben Jor e é formado Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Gustavo da Lua (percussão), integrantes da Nação Zumbi, além de Carlos Trilha (teclados), Pedro Baby e Lello Bezerra (guitarras) e Vicente Machado (bateria).

No quarto e último episódio os integrantes relembram como a música surgiu na vida de cada um e quando começaram a aprendê-la de forma profissional. Entrevistas com músicos e pesquisadores também refletem sobre o estilo da banda Nação Zumbi em meio à geração dos anos 1990.

Cada episódio de Nação Zumbi – No Movimento Das Marés será exibido semanalmente, todas às sextas, às 19h30.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net