Festival de Curitiba 2025 traz a Mostra Surda de Teatro
A Mostra Surda de Teatro volta ao Festival de Curitiba em 2025, com uma programação entre os dias 24 de março e 6 de abril. O evento ocorrerá de 28 a 30 de março, no Teatro SESC da Esquina, e será uma oportunidade única de celebrar e dar visibilidade à arte da comunidade surda. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada apresentação, por ordem de chegada.
Sob a curadoria do diretor e intérprete de Libras Jonatas Medeiros e da artista surda Rafaela Hoebel, a Mostra reforça o protagonismo da comunidade surda nas artes cênicas. Com a mudança para um espaço maior e mais confortável, o festival visa proporcionar uma experiência mais acessível tanto para o público quanto para os artistas.
Microsoft Teams
Programação da Mostra Surda de Teatro
A programação de 2025 traz sete espetáculos que exploram diversas linguagens cênicas, abordando temas como identidade, resistência e a cultura surda. Entre as atrações, destaca-se o espetáculo Vozes Silenciadas, que traz relatos reais de surdos do interior do Ceará, denunciando injustiças vividas por essa comunidade. O núcleo cearense também apresenta duas peças infantis, como A Chapeuzinho Azul, uma releitura inclusiva do conto clássico e o espetáculo Ilíada em Libras proporciona uma experiência única ao traduzir o épico homérico para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Quem não puder comparecer ao teatro poderá acompanhar as transmissões de duas peças, Vozes Silenciadas e Ilíada, pela Plataforma Fringe, permitindo que mais pessoas vivenciem essa importante manifestação cultural. A Mostra é uma ação da Fluindo Libras, com apoio de emenda parlamentar do vereador Angelo Vanhoni, defensor da educação bilíngue para surdos no Brasil.