Notícias
Mostra de cinema Sul Americano no Sesc Pinheiros

Entre março e abril haverá a mostra de cinema Sul Americano no Sesc Pinheiros, que será exibida no auditório do Sesc Pinheiros. Curada pelo geógrafo e pesquisador Vanderlei Mastropaulo, a programação inclui, além das exibições, debates e o curso Breve Panorama do Cinema Sul-Americano. Este curso busca refletir sobre os desafios enfrentados pelos países da região, oferecendo um olhar profundo sobre o contexto sul-americano.
Os filmes da mostra abordam uma variedade de temas, como a desigualdade entre as classes sociais e as violências paramilitares, ao mesmo tempo em que trazem reflexões sobre os desafios atuais da região. Títulos como o uruguaio O Empregado e o Patrão, que trata da disparidade entre ricos e pobres, e o colombiano Tantas Almas, que retrata a violência em um país marcado por conflitos armados, ajudam a oferecer uma visão rica e complexa da realidade sul-americana.
A curadoria de Vanderlei Mastropaulo enfatiza a ideia do “desconcerto”, que se reflete nas narrativas desses filmes, muitas vezes dramáticas e até surreais. Essa característica é vista como uma marca da América do Sul, uma região que ainda busca respostas para seus problemas históricos, sociais e políticos. Os filmes apresentados buscam, assim, iluminar essas questões por meio de histórias emocionantes e impactantes.
Sinopse dos filmes da Mostra de cinema Sul Americano no Sesc Pinheiros
Aranha (2019, Chile, Argentina, Brasil, 105′). Direção: Andrés Wood
Nos anos 1970, Inés, Justo e Gerardo pertenceram a um violento grupo extremista que pretendia derrubar o governo de Salvador Allende. Em meio ao fervor da época, iniciam um triângulo amoroso e cometem um crime político que os separa. Quarenta anos depois, Gerardo ressurge obcecado por vingança e pela causa adormecida. Mas Inés, hoje influente empresária, fará de tudo para manter o passado encoberto.
Contatado (2020, Peru, Brasil, 93′). Direção: Marité Ugás
Aldo é um ex-guru autoproclamado, hoje vivendo no ostracismo. As polêmicas de sua atuação no passado o levaram a se esconder e seus seguidores se dispersaram. Porém, quando um jovem fã o identifica, Aldo se sente seduzido a reviver os tempos de glória como pregador, dividido entre a vaidade e a insegurança.
Carvão (2022, Brasil, Argentina, 107′). Direção: Carolina Markowicz
Numa pequena cidade na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família recebe uma proposta rentável, mas indecorosa: hospedar em sua casa um desconhecido (em realidade, um perigoso traficante). Entretanto, antes da chegada dele, é necessário arrumar espaço, desfazendo-se de um parente. Com humor ácido, o filme apresenta um retrato do Brasil onde impera a violência cotidiana e a naturalização do absurdo.
Puan (2023, Argentina, Itália, Alemanha, França, Brasil, 109′). Direção: María Alché, Benjamín Naishtat
Marcelo dedicou a vida ao ensino de filosofia na universidade pública. Quando seu mentor morre inesperadamente, inicia-se a substituição na chefia do departamento. Marcelo imagina ser o sucessor natural. Entretanto, o retorno de Rafael, filósofo carismático e pedante, atrapalha seus planos. O desajeitado Marcelo agora precisa provar que está mais preparado.
Tantas almas (2019, Colômbia, Brasil, Bélgica, França, 137′). Direção: Nicolás Rincón Gille
O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, buscando seus dois filhos em meio à ação de grupos paramilitares. Mesmo apreensivo e correndo risco de morrer, ele está determinado a entrar em áreas de conflito armado para encontrá-los. Em sua jornada, revela a magia trágica de um país cujas fraturas ecoam partes do Brasil de hoje.
O empregado e o patrão (2021, Uruguai, Brasil, Argentina, França, 106′). Direção: Manolo Nieto
Rodrigo toca a fazenda de sua família e precisa de um novo funcionário para manejar os tratores. Assim, conhece Carlos, filho de um antigo empregado, conhecido de seu pai. As preocupações de Rodrigo o afastam de seu filho recém-nascido, enquanto o ar avoado de Carlos contrasta com suas responsabilidades.
Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
- Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h.
- Mais informações: www.sescsp.org.br
Notícias
Trailer de Quase Deserto: assista AQUI

Assista aqui o trailer de Quase Deserto, novo filme de José Eduardo Belmonte, que chega nos cinemas em 27 de novembro. Rodado em Detroit (Estados Unidos), é uma coprodução internacional estrelada por Angela Sarafyan (Westworld), Daniel Hendler (O Abraço Partido) e Vinícius de Oliveira (Central do Brasil).
Definido por Belmonte como um noir distorcido, Quase Deserto acompanha dois imigrantes latinos sem documentos e uma mulher americana que testemunham um assassinato em uma Detroit pós-pandemia, apocalíptica e quase inabitada. O trio embarca em uma jornada de fuga e recomeço, entre ruínas, segredos e falsas reconstruções.
A proposta de Quase Deserto
A proposta é desenvolver obras originais e provocativas, tanto na forma quanto no conteúdo, que reflitam o Brasil contemporâneo, seus conflitos humanos com os vizinhos, o isolamento histórico em relação às Américas e a necessidade de reconexão cultural.
“Uma das formas de falar do Brasil é colocar o país em outra situação, de fora. Porque você entende muito mais o Brasil quando está fora dele. Então o filme tem isso, de expandir as fronteiras, falar do Brasil e indicar um modelo de produção que é de igual para igual, de união entre os países”, conta o diretor José Eduardo Belmonte.
Trailer de Quase Deserto
Notícias
De Menor – A Série terá pré-estreia no Festival do Rio 2025

Depois de sua estreia internacional na 75ª Berlinale, em fevereiro deste ano, De Menor – A Série, dirigida por Caru Alves de Souza, fará sua pré-estreia nacional no Festival do Rio 2025. A exibição está marcada para a próxima terça-feira (07/10), às 21h30, no Estação NET Rio, como parte da programação da Première Brasil, seção dedicada às principais produções brasileiras do ano.
A série, composta por seis episódios, propõe uma abordagem não convencional sobre adolescentes em conflito com a lei, com cada episódio explorando um gênero ou formato diferente — como musical, game, programa de TV e podcast. Com linguagem não-naturalista e cenografia inspirada em palcos teatrais, a obra busca questionar as estruturas sociais por trás do sistema de justiça juvenil no Brasil. A veiculação será feita pelo Canal Brasil, com data ainda a ser anunciada.
Episódios que serão exibidos de De Menor – A Série, no Festival do Rio
No Festival do Rio serão exibidos os episódios 1 e 3. O primeiro mostra um jovem acusado de tráfico que entra em um “conflito musical” com um juiz indeciso sobre sua sentença. Já o terceiro transforma o caso de uma adolescente que comete um assalto em um programa sensacionalista de TV. A série traz no elenco Grace Orsato, Giulia Del Bel e William Costa, além de participações especiais de Rita Batata e Giovanni Gallo, protagonistas do longa “De Menor” (2013), que inspirou a série.
“De Menor – A Série” é uma produção da Tangerina Entretenimento, com roteiro construído em processo colaborativo com o elenco. A equipe criativa conta com nomes premiados, como Leonardo Feliciano (fotografia), Camila Rizzo (montagem) e Julio Dojcsar (direção de arte). O projeto foi viabilizado por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), ProAC e Spcine. O trailer oficial e teasers de todos os episódios estão disponíveis no canal da produtora no YouTube: youtube.com/tangerinafilmes.
Quem é Caru Alves de Souza?
Caru Alves de Souza, que já tem história na Berlinale, como vencedora da mostra competitiva Generation 14plus em 2020 com seu longa “Meu Nome é Bagdá”, se empenhou em criar uma série que desnaturaliza a violência enfrentada por adolescentes desassistidos. A escolha por uma linguagem não-realista, com cenas encenadas em um palco de teatro, expõe a ideia de que existe uma construção social por trás das situações mostradas.
A diretora afirma que o projeto visa quebrar constantemente o fluxo narrativo para lembrar ao espectador que, embora os acontecimentos sejam realistas, eles não são reais, convidando à reflexão sobre as injustiças e a forma como a sociedade lida com esses jovens.
Elenco e produção de De Menor – A Série
O elenco conta com Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, além de Benjamín, Luan Carvalho, e Taciana Bastos. A atriz Carlota Joaquina, o músico Shabazz, Rita Batata, e Giovanni Gallo, este último protagonista do longa De Menor, também fazem participações especiais.
A produção fica por conta da Tangerina Entretenimento, da cineasta Tata Amaral, e tem uma equipe criativa composta por grandes nomes: o diretor de fotografia Leonardo Feliciano (de “Marte Um”), a montadora Camila Rizzo, o diretor de arte Julio Dojcsar, a figurinista Silvana Marcondes, a preparadora de elenco Marina Medeiros, o editor de som Pedro Noizyman, e o autor da trilha musical André Whoong, todos com experiência no cinema brasileiro contemporâneo.
Sinopse de De Menor – A Série
De Menor – A Série é uma produção fictícia que aborda as injustiças cometidas contra jovens em situação de vulnerabilidade, com foco em audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei.
A cada episódio, seis jovens atores interpretam personagens que participam de histórias com gêneros e estilos narrativos diferentes, como um musical, um programa de TV sensacionalista, ou uma audiência surreal organizada em uma sala de jantar. O último episódio traz um defensor público e dois jovens comentando o conteúdo como se fosse um “vídeo react”.
Notícias
A2 Filmes nas plataformas digitais em outubro

A A2 Filmes nos enviou a lista de filmes que chegarão nas plataformas digitais em outubro — do romance à ação, do suspense ao terror, e até uma releitura ousada de um clássico infantil.
A programação deverá agradar diferentes públicos com histórias inéditas e até um relançamento especial. Vem conferir com a gente!
Lançamentos nas plataformas digitais em outubro
Logo no dia 02 de outubro, dois grandes lançamentos abrem o calendário. A Princesa Perdida mistura drama e romance ao acompanhar um bilionário em busca de suas origens que acaba em um castelo misterioso no Marrocos — um cenário repleto de segredos, amores proibidos e escolhas de vida ou morte.
Já Perturbado Pelo Passado apresenta um ex-combatente do Vietnã que vive isolado, consumido por seus traumas e pela solidão — até que um reencontro inesperado o força a encarar seu passado. Ambos os filmes trazem uma forte carga emocional e são indicados para quem aprecia tramas densas e personagens complexos.
Outros destaques do mês
Ao longo do mês, outros títulos chamam a atenção. Destaque para o thriller Massacre no Barco (09/10), o terror O Dia do Massacre (16/10), o perturbador Insano (23/10), e o aguardado relançamento de Soldado de Deus, uma obra de 2005 que retorna às plataformas em alta definição.
Fechando o mês com uma proposta ousada, Bambi – Uma Aventura na Floresta chega no dia 30/10 como uma nova versão sombria do clássico, voltada ao público adulto, com uma pegada de drama de sobrevivência na floresta.
Acompanhe também os canais oficiais da A2 Filmes, como o YouTube, Instagram e FilmPlus, além de mais de 20 canais gratuitos recheados de filmes para todos os gostos.
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias10 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje