A 1ª edição da BIRRA – Mostra de Cinema Desobediente de Gênero começará hoje (16), às 17h, na Passarela da Barra, em Balneário Camboriú. O evento celebra a diversidade e a arte LGBTQIA+ por meio de exibições ao ar livre, acessíveis ao público e voltadas para a valorização de produções que rompem com limitações de gênero.
De acordo com os organizadores, a mostra apresentará filmes de temáticas e autorias diversas, promovendo a pluralidade de vozes e perspectivas. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre membros de coletivos LGBTQIA+ da região, a Coletiva Epicena e a Pulse Movimento Coletivo, além do apoio do projeto Araxá de Todas as Cores, do Instituto Araxá.
Programação da Mostra de Cinema Desobediente de Gênero
- Anacronia, de Alex Domingues, narra o dilema de Ana, que enfrenta as consequências de adormecer no trabalho enquanto tenta ocultar sua articulação revolucionária.
- Tribunal dos Bichos, de Fykyá Pankararu e Thiago das Mercês, apresenta o caos climático pela ótica dos Bichos e sua luta por sobrevivência em meio às tradições da aldeia Brejo dos Padres e à relação com os Encantados.
- A Busca do Eu e o Silêncio, de Giuliano Robert, aborda a conexão entre uma mãe e seu filho surdo, destacando a invisibilidade de milhões de surdos no Brasil
- Te Desperto, de Cameron Venture, explora o luto de uma mãe após a morte do filho em uma operação policial, revelando uma jornada de cura e consciência através do transe.