Mostra de Cinema de Tiradentes chega em Paris

mostra tiradentes 2025

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega em Paris, justamente quando está prestes a completar 30 anos. O evento acontece entre os dias 3 e 7 de abril, destacando 12 filmes brasileiros que representam a diversidade e a ousadia da produção nacional.

As sessões acontecerão em importantes espaços culturais da cidade, como o Cinéma L’Ecran, a Cinemateca Francesa e o Cinéma Le Méliès, oferecendo ao público parisiense uma chance única de conhecer o cinema contemporâneo do Brasil.

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra, destaca a importância histórica dessa edição em Paris, que visa expandir o alcance do cinema brasileiro na França, país que é um marco global na história do cinema. A parceria com o Regards Satellites, responsável pela curadoria, visa não apenas exibir os filmes, mas também criar um intercâmbio cultural entre as duas nações, promovendo a diversidade de talentos brasileiros.

Mostra de Cinema de Tiradentes chega em Paris
Mostra de Cinema de Tiradentes chega em Paris

Mostra de Cinema de Tiradentes chega em Paris: detalhes

A programação parisiense reflete a pluralidade da produção cinematográfica brasileira, com filmes de diferentes estados e gêneros, incluindo ficção e documentário. Entre as atrações, destacam-se os longas Estrada para Ythaca, É Rocha e Rio, Negro Leo, A Vizinhança do Tigre e Batguano, além de curtas e debates com os realizadores, como a sessão de Saint-Denis por Lincoln Péricles, que explora a experiência do cineasta em Paris.

Além das exibições, a programação conta com uma conversa especial no dia 9 de abril com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis, que discutem as convergências entre curadoria e crítica cinematográfica, com foco nas produções inovadoras e desafiadoras exibidas na Mostra de Tiradentes. A seleção de filmes reflete a proposta de Tiradentes de apresentar um cinema em movimento, sempre atento às transformações sociais e políticas, e de abrir espaço para produções que muitas vezes enfrentam dificuldades de circulação.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net