Ah, os jogos violentos antigos… Já parou para perceber o quanto não valorizávamos algumas obras primas dos games? Recentemente, comecei a jogar alguns e surgiu aquela nostalgia gostosa, mesmo que às vezes a experiência não seja exatamente como lembrávamos. Dois exemplos clássicos disso são Kane & Lynch 2 e Max Payne 2, que têm seus momentos de diversão, mas que também nos fazem questionar se este retorno vale a pena.
Se Tarantino jogasse: um estudo sobre a violência
Vamos começar com Kane & Lynch 2. O gameplay deste jogo é, no mínimo, questionável. Os controles são desajeitados, os gráficos são datados e a inteligência artificial dos inimigos deixa muito a desejar. Você se sente mais frustrado do que entretido e a sensação de estar preso em um loop infinito de tiros e mortes é constante.
Porém, enquanto estava de canto em canto repetindo a mesma coisa, eu saquei! Tarantino fez isso em um dos seus melhores filmes: Pulp Fiction. No filme temos a vida de mercenários e como lidam eles com a morte ou o milagre da ‘não morte’. Ou seja, estamos jogando com psicopatas doentios que, acima de tudo, querem sangue. Sem isso, nada faria sentido.! O looping de gameplay criticado acima, ganha cor e as atitudes questionáveis se tornam banais.
Max Payne 2 e o refino dos jogos violentos antigos
E agora vamos falar de Max Payne 2. Este jogo, por outro lado, tem um gameplay muito mais refinado e divertido. Os controles são responsivos, os tiroteios são emocionantes e a história é envolvente. Ele é um personagem carismático e cheio de personalidade e suas habilidades de slow motion adicionam uma camada extra de estratégia aos tiroteios. No entanto, nem tudo são flores. A linearidade exagerada e a falta de variedade nas missões podem deixar a experiência um tanto repetitiva. Além disso, as piadas clichês e o diálogo exageradamente dramático de Max podem fazer você revirar os olhos em vez de rir.
É interessante como a experiência de jogá-los pode ser divertido e frustrante. A nostalgia nos faz querer reviver aqueles momentos de emoção e diversão, mas às vezes nos deparamos com os defeitos e limitações que eram mais fáceis de ignorar na época. A dualidade entre o prazer e a crítica nos faz questionar se vale a pena continuar investindo tempo e energia em jogos que talvez não tenham envelhecido tão bem quanto esperávamos.
Em resumo, Kane & Lynch 2 e Max Payne 2 são dois exemplos perfeitos da experiência contraditória de jogar jogos antigos. Enquanto um nos faz questionar nossas escolhas e nos deixa frustrados, o outro nos diverte e nos mantém entretidos. Talvez, a verdade esteja no meio termo e devemos aceitar que nem todos os jogos antigos são obras-primas intocáveis.
Afinal, é a diversão que importa, não a perfeição. Quem se importa com gráficos ultrapassados e controles desajeitados quando podemos simplesmente nos divertir e rir das imperfeições? É isso que nos faz sentir vivos e nos lembra que, apesar de tudo, jogar é sempre uma experiência única e especial.
E então, que tal dar uma chance para os jogos violentos antigos, só para variar?