Inventário de Imagens Perdidas | Vale a pena assistir?
Dirigido pelo brasiliense Gustavo Galvão, Inventário de Imagens Perdidas é um projeto que tem um ‘pezinho’ no experimental, pela montagem e estética, mas também uma fortíssima crítica social. Mas antes de detalharmos tudo isso, vale ressaltar que a obra recebeu os prêmios de melhor longa-metragem, melhor atriz (Maria Galant) e melhor montagem (Cristiane Oliveira e Tula Anagnostopoulos) no Festival de Cinema de Ribeirão Preto e participou de vários eventos internacionais, como o 41º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (onde o filme estreou, em abril de 2023), a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o 38º Festival Ibero-Latino Americano di Trieste (Itália) e o 7º Santiago del Estero Film Fest (Argentina), entre outros.
Com o avanço da extrema-direita no país e a quase falência do cinema nacional no início de 2021, o diretor criou um universo distópico que poderia, muito bem, ser a nossa cruel realidade. Com orçamento de R$ 60 mil e filmagens feitas no interior do Rio Grande do Sul, há um grau de solidão e medo envolto ao longo dos 70 minutos de projeção.
As narrações em off ajudam o espectador a conhecer mais e melhor sobre cada personagem. Além disso, há debates sobre o uso distorcido da religião dentro de uma política de ódio – propaga-se que são ‘Deus, pátria e família’, mas querem, a todo custo, pegar em armas e aniquilar as chamadas minorias e esse sufocamento da arte na sociedade para que ninguém pense por si mesmo.
Inventário de Imagens Perdidas: vá ao cinema sabendo o mínimo possível
Galvão ainda lida bem com o trio de protagonistas (Maria Galant, Roberto Oliveira e Larissa Mauro), pois, por conta dos poucos diálogos, sem ser por narrações em off, as expressões precisam de impacto. Apesar disso, há cenas em que estão com uma espécie de máscara facial contra produtos químicos, que as falas ficam um tanto abafadas e pouco compreensíveis.
Dentro de tudo o que é proposto e tendo que driblar uma infinidade de percalços pelo baixo orçamento, Inventário de Imagens Perdidas tem mais prós do que contras. É interessante conferir sabendo o mínimo possível e compreender que o roteiro levanta bandeiras sem cerimônia, ficando do lado correto da batalha, ou seja, o lado da arte.
Onde assistir o filme Inventário de Imagens Perdidas?
- O filme chega nos cinemas em 08 de maio
Sinopse do filme Inventário de Imagens Perdidas
Num futuro próximo, uma revolução fundamentalista coloca o país em guerra civil. Duas mulheres em fuga se escondem em uma casa no campo. Só que a casa não está vazia. Ela é povoada por memórias de um ex-cineasta, esquecido como o próprio cinema.
Nota Cinema e Séries: ★★★½
Título Original: Inventário de Imagens Perdidas
Ano Lançamento: 2023 (Brasil)
Dir: Gustavo Galvão
Elenco: Maria Galant, Roberto Oliveira e Larissa Mauro