Críticas

INCONTROLÁVEL

‘Incontrolável’ é o típico filme que faz muitos críticos chiarem, mas agrada em cheio a galera que vai ao cinema atrás de diversão escapista e descompromissada. Ao contrário de Michael Bay, por exemplo, Tony Scott é um diretor mais contido – mesmo que, em certos momentos, seja um pouco megalomaníaco – e seus cortes nervosos deixam a obra melhor e mais ágil.

Nos primeiros 40 minutos o roteiro transforma o trem desgovernado no personagem mais importante da trama, sem apontar este ou aquele como o herói em questão. Mas depois disso, Frank e Will pegam a responsabilidade e todo esse heroísmo que Scott não havia mostrado para si e o levam até o desfecho, com direito a redenção familiar e tudo mais.

Os dois fazem a típica dupla do cinemão hollywoodiano, que não se dão bem num primeiro momento, mas ao contarem suas vidas e dificuldades se transformam em grandes amigos. Dentre os envolvidos, além de Denzel Washington e Chris Pine (‘Star Trek’) que tem uma empatia impressionante com o público, podemos citar Rosario Dawson (‘Santos e Demônios’) e Kevin Dunn (‘Transformers’) que estão muito à vontade e naturais em seus diálogos.

Depois de ‘Sequestro no Metrô 123’, ninguém imaginaria que o diretor estaria preparando outro filme com temática semelhante, mas ‘Incontrolável’ tem um clima de urgência muito maior. Mesmo com clichês óbvios do gênero (os vilões são os empresários inescrupulosos), mesmo com mentiras absurdas (o trem fazendo a tal ‘curva perigosa’ é um desses exemplos), tem ótimos momentos de ação feitos na marra pelo diretor. A diversão é garantida, mesmo que após duas horas você esqueça completamente dele!

Sinopse de Incontrolável

Por causa de um erro humano, um trem carregado de produtos altamente tóxicos está desgovernado e em altíssima velocidade. Após inúmeras tentativas frustradas, um maquinista e um engenheiro prestes a se aposentar vão arriscar suas vidas para que um acidente terrível não ocorra, mesmo que para isso seja necessário passar por cima de ordens dos seus superiores.

Título Original: Unstoppable
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Tony Scott
Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson, Ethan Suplee, Kevin Dunn, Kevin Corrigan

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile