O que é FOMO e como isso tem te afetado?
Games

O que é FOMO e como isso tem te afetado?

FOMO

Olá seres da Internet, tudo bem com vocês? Ao longo desta semana, tenho observado um aumento significativo e até mesmo exagerado na quantidade de vídeos, artigos e divulgações de games nos principais meios de comunicação.

Isso tem despertado minha curiosidade, pois não consigo me lembrar exatamente quando essa mudança aconteceu. Antes, quando um jogo era lançado, víamos análises cuidadosas e detalhadas sendo feitas com esmero. No entanto, com o mercado de jogos saturado de lançamentos e novos títulos chegando às prateleiras semanalmente, tenho percebido uma palavra surgindo com mais frequência: FOMO.

Decidi sair um pouco da minha zona de conforto e iniciar essa conversa com vocês. Então, coloquem uma música relaxante, não percam o foco e venham comigo nessa reflexão.

O que é FOMO?

FOMO é uma sigla que se refere à ‘Fear of Missing Out’ em inglês, traduzindo para o português, é o medo de ficar de fora. A sigla teve origem na década de 90, especificamente em 1996, quando um estrategista de marketing a utilizou para avaliar os resultados financeiros.

Essa estratégia é geralmente adotada por pessoas do ramo do marketing, visando evitar que você, como usuário, perca algum acontecimento nas redes sociais, cinemas, lançamentos de carros, celulares, tecnologias em geral e, é claro, nos jogos de vídeo game.

joystick game notebook

A ideia é inundar o público com informações e novidades, e ver qual delas se destaca no meio de tantas inovações, para então utilizar a propaganda do tipo “você não vai querer ficar de fora disso”. Eu mesmo percebi isso em meu feed de todas as redes sociais, com o lançamento de Dragons Dogma 2.

Havia uma infinidade de vídeos, análises, dicas, guias, avaliações, skins, formas de completar missões e a lista segue, assim como a quantidade de plataformas e canais onde isso foi divulgado. O YouTuber Patife foi quem despertou meu interesse nisso, pois em todos os seus vídeos ele destacava o quão incrível era a experiência de jogar esse game, e é importante notar que esse é o trabalho dele, assim como de muitos que utilizam o FOMO como uma ferramenta para conseguir visualizações e curtidas.

No entanto, isso gera um dilúvio de conteúdo vazio e sem propósito, onde o algoritmo insiste que você não pode ficar de fora da empolgação do momento. E o mais irônico de tudo? Na semana seguinte, o mesmo YouTuber estava comentando sobre outros lançamentos que estavam em alta. Vocês entendem o ciclo que me chamou a atenção? Eu achei isso cansativo e, talvez, não estivesse tão equivocado assim.

Destrutivo, perigoso e viciante

Sim, eu vim trazer esse conteúdo para que entendam, percebam, parem e consumam aquilo que satisfaz de forma saudável. FOMO usa de mecanismos e consegue fazer com que o social importe mais, causando ansiedade no usuário, caso ele não esteja integrado ao assunto ‘do momento’.

Inúmeros estudos estão sendo realizados desde 2021, onde foi notável o aumento dessa estratégia. O resultado indica que o usuário pode sofrer de FOMO e nem ao menos reconhecer os sintomas básicos, que incluem:

  • Crises de ansiedade e nervosismo, quando não consegue ter algo que deseja;
  • Compulsão por consumir conteúdo sobre alheio que deseje;

Esses são os mais notáveis, mas existem outros métodos para que o identifique. Nas dicas, eu instruo que tentem buscar por jogos mais simples, como Rainworld ou jogos imersivos. Usem de serviços e não consumam reviews em vídeo ou discussões sobre jogos em redes sociais.

Vídeo games, assim como outros produtos de entretenimento, são para consumo saudável. Portanto, tente focar na parte benéfica de ser um gamer. um abraço moreno pra vocês e, até a próxima

Você não pode copiar o conteúdo desta página