Ela é atriz, roteirista, produtora e diretora de cinema, nasceu em 14 de maio de 1971 e tem um currículo familiar invejável, sendo filha de Francis Ford Coppola e prima do ex-bom ator Nicolas Cage. Já foi casada com Spike Jonze, mas se separaram em 2003. Hoje é casada com o músico Thomas Mars da banda Phoenix e é mãe de duas filhas. Então, sem maiores delongas, simbora falarmos sobre os filmes de Sofia Coppola!
Obs.: Lembrando que ela havia feito pontas nos dois episódios anteriores de O Poderoso Chefão, Vidas sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta.
- Franknweenie (1984) – Atriz
Ela foi Anne Chambers neste curta metragem de 29 minutos em live-action dirigido por ninguém menos que Tim Burton (que revisitou este universo no longa de 2012).
- Anna (1987) – Atriz
Participou deste filme norte-americano dirigido pelo polonês de nome impronunciável, Yurek Bogayevicz. Foi uma das atrizes coadjuvantes e sua personagem se chamava Noodle.
- Contos de Nova York (1989) – Roteirista
Primeira tentativa da moça como roteirista em um filme bem razoável. A história que ela escreve é A Vida sem Zoe e o longa conta com a participação de gênios como seu papai Francis Ford Coppola, Woody Allen e Martin Scorsese.
- O Poderoso Chefão: Parte 3 (1990) – Atriz
O pior dos três filmes da épica história dos Corleone ganha a presença da jovem Sofia como Mary Corleone. Deslocada e um tanto incomodada com a câmera, entrega uma personagem fraca, sem brilho e com uma das mortes mais sem graça de todos os tempos.
- Francis Ford Coppola: O Apocalipse de um Cineasta (1991) – Atriz
Ela também participa deste documentário que conta a história das conturbadas filmagens do filme Apocalipse Now, que foi dirigido por seu pai entre 1975 e 1978 nas Filipinas. Lembrando que Francis Ford Coppola: O Apocalipse de um Cineasta teve Eleanor Coppola como uma das diretoras.
- Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999) – Atriz
Por enquanto esta foi sua última atuação. Foi coadjuvante de luxo na nova trilogia de George Lucas, interpretando Saché. Diversos fãs consideram este o pior da franquia (eu considero o Episódio II e Han Solo – Uma História Star Wars piores).
- As Virgens Suicidas (1999) – Roteiro e Direção
É o estudo sobre o caso de cinco irmãs que vivem em Detroit e resolvem se matar. O filme tem um tema pesadíssimo mas conta com a direção interessante de Sofia e aqui já temos certos exemplos do que a moça poderia fazer pro trás das câmeras.
- Encontros e Desencontros (2002) – Roteiro, Produção e Direção
Um pouco mais experiente, Sofia coloca Bill Murray (numa de suas melhores atuações da carreira) ao lado de Scarlett Johanson como dois norte-americanos perdidos na cultura oriental. Os dois se encontram e surge uma paixão inusitada e um filme maravilhoso.
- Maria Antonieta (2006) – Roteiro, Produção e Direção
Filme tirado da biografia escrita por Antonia Fraser e que remonta com perfeição a Europa do século 18, mescladas com certas licenças poéticas como a trilha sonora extremamente pop. Sofia escolhe novamente Kirsten Dunst para trabalhar ao seu lado.
- Um Lugar Qualquer (2010) – Roteiro, Produção e Direção
Talvez por repetir algumas fórmulas que a própria diretora e roteirista esboçou em seus trabalhos anteriores é que este filme tenha tido uma recepção tão morna de público e crítica. Mas Elle Fanning e Stephen Dorff estão muito bem em seus respectivos personagens.
- Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013) – Roteiro, Produção e Direção
Emma Watson encabeça o jovem elenco deste novo projeto de Sofia, que conta a história de um grupo de adolescentes que são obcecadas pela fama e fazem de tudo para conquistá-la, até invadirem e roubarem as casas dos famosos.
- O Estranho que Nós Amamos (2017) – Roteiro, Produção e Direção
Uns amaram e outros não ficaram tão empolgados assim, mas o fato é que O Estranho que Nós Amamos conta com um elenco recheado de astros e estrelas como Colin Farrell, Elle Fanning (olha ela aí de novo), Kirsten Dunst (olha ela aí de novo 2) e Nicole Kidman, além de uma atmosfera cheia de suspense e com pitadas gore.
Mas e aí, quais destes filmes de Sofia Coppola você mais gosta? Comente com a gente!